Nova maternidade municipal de Caruaru inicia atendimento de egressos

A Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres em Caruaru, deu início aos atendimentos pediátricos ambulatoriais. Trata-se de consultas com neonatologistas, realização de exames, entre outros. O público-alvo são todos os bebês nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus, que precisam retornar com sete dias para a avaliação do desenvolvimento.

Os 23 recém-nascidos que já receberam atendimento na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres, nestes dois dias de funcionamento do ambulatório, tiveram o atendimento agendado ainda durante a estadia na Casa de Saúde Bom Jesus, onde nasceram.

Neste primeiro momento, estão sendo avaliados peso e estatura, cuidados com o coto umbilical, alterações na amamentação, realização de exames, como o teste do pezinho, bem como marcação para o teste da orelhinha. Os testes do olhinho e da linguinha são feitos logo após o nascimento, ainda na unidade onde o parto foi realizado.

A jovem mamãe do Luiz Felipe, que tem apenas cinco dias de vida, Laryssa Epifânio, falou sobre a experiência do atendimento no ambulatório de egresso da nova maternidade. “O pessoal foi supergentil. O atendimento é bem rápido e a estrutura é ótima. Eu achei a sala de amamentação muito confortável”, disse.

O programa já ocorria na Casa de Saúde Bom Jesus e a estimativa é atender cerca de 300 bebês por mês, de segunda a sexta-feira. (Foto: SEIC/Divulgação)