RAMA - Rede Afetiva de Mães Artistas, chega em Caruaru e promove Oficina de Mapas Afetivos de Parentalidades Possíveis

A RAMA - Rede Afetiva de Mães Artistas, chega em Caruaru e promove no Alto do Moura (durante o mês das mães e aniversário de Caruaru, de 17 a 21 de maio) a Oficina de Mapas Afetivos de Parentalidades Possíveis.

As facilitadoras Amandine Goisbault e Bruna Pedrosa, idealizadoras da RAMA, conduzirão a oficina a partir de experimentações com o uso das técnicas de desenho, mosaico, upcycling e bordado livre sobre tecido e de temas como memória, narrativa e processos criativos, para abordar o universo dos mapas afetivos e da parentalidade.

A Oficina de Mapas Afetivos acontecerá no Espaço Cultural Flor do Barro, de forma gratuita e será destinada a mães, pais e cuidadores de diferentes contextos e realidades, constituindo-se da criação coletiva de um produto artístico a partir da troca de saberes e relatos das experiências des alunes, do embasamento teórico e tomando a obra Mapa Afetivo da Maternidade (2019), das artistas-educadoras como ponto de partida.

PÚBLICO ALVO: Mães (sobretudo mães-solo, pretas, periféricas e LGBTQI+), pais, cuidadores, comunidade feminista, artistas, pesquisadores, terapeutas, educadores e público geral.

FAIXA ETÁRIA: A partir dos 16 anos.

PRÉ–REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ser mãe, pai, ou cuidador (a) que exerça essa função, congênito ou adotivo.

A inscrição será feito através do preenchimento de um formulário disponível no link a seguir: https://forms.gle/777pMMYPoPJUqV827, também disponível na bio do Instagram @rama.rede.afetiva  e recebe respostas até o dia 12/05,  com resultado no dia 14/05. A inscrição também pode ser feita pelo whatsapp da produtora local Ariane(81) 997534271

Nº DE VAGAS: 20.

COTAS: 20% das vagas estão reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

CARGA HORÁRIA: A oficina tem duração de 40h/aulas, de terça-feira a sábado, manhã e tarde, das 8 às 17h.

LOCAL: Espaço Cultural Flor do Barro - Rua Mestre Vitalino 227 Alto do Moura - Caruaru –PE.

ENCERRAMENTO: No sábado, dia 21 de maio às 15h, haverá uma Roda de Diálogo, com tradução em libras.

EMENTA: Os mapas afetivos atuam na subjetividade da maternidade/paternidade/parentalidade, memória, narrativa e processos criativos. Os temas serão divididos por aula e em paralelo a construção teórica e ao compartilhamento das histórias pessoais de cada aluno com o tema central. Em seguida, haverá o desenvolvimento de um projeto comum/coletivo a alguns ou a todos os participantes. A ideia é que o grupo desenvolva um único mapa afetivo coletivo, em tecido, a partir de suas próprias histórias, identidades e afetos.

CERTIFICAÇÃO: Será concedido certificado de participação a todos os participantes que concluírem a oficina.

REGISTRO: A oficina será registrada em foto e vídeo, dando origem a um mini-documentário, que contará com audiodescrição, tradução em libras e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).

Obs – Ao se inscrever na oficina, o alune autoriza automaticamente o uso de sua imagem e do trabalho produzido para fins de registro e divulgação da mesma.