Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho completa 39 anos

No dia 7 de julho de 1983, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho em Caruaru, foi criado pela Lei Municipal n° 2.796. O Parque, que está localizado no 1º distrito rural de Caruaru, possui cerca de 359 hectares e, desde 1996, foi declarado pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Parque é conhecido popularmente como Serra dos Cavalos, mas seu nome, Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, é uma homenagem ao importante ambientalista pernambucano, pioneiro na luta pela conservação ambiental.

A biodiversidade do Parque é rica e com registros de especificidades únicas, como, 90 espécies arbóreas, com destaque a Podocarpus (selowii klotzsch), que em Pernambuco é registrado apenas neste Parque. Sua fauna é composta por 48 espécies de mamíferos, enquanto a avifauna possui 115 representações com raridades, como, por exemplo, as endêmicas do pintor-verdadeiro (Tangara fastuoso) e pintassilgo (Carduelia yarrelli) ameaçadas de extinção.

O parque  também possui três grandes açudes, que são: Antonio Menino, Guilherme De Azevedo e Jaime Nejaim. Estes, de grande importância hídrica para nossa região.

Além da riqueza da fauna e flora do lugar, o Parque também é reconhecido pelas atividades turísticas e econômicas. “A Serra dos Cavalos desempenha um importante papel ambiental, turístico e econômico em Caruaru e, hoje, em seu aniversário, devemos refletir sobre a necessidade de preservação deste lugar, por meio da administração pública em conjunto com a sociedade civil”, ressalta o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias.

Atualmente, o Parque está passando por uma requalificação. Estas obras têm previsão de conclusão em 10 meses e terão como foco a estruturação de trilhas acessíveis para cadeirantes e idosos, a construção do Centro de Referência Ambiental (CRA) e a requalificação da sede do Parque, potencializando toda a capacidade empreendedora e turística da região.

A prática das trilhas no Parque permanece em funcionamento. Durante as intervenções das obras, as trilhas acontecerão, exclusivamente, sob agendamento, através do telefone: (81) 9.94748265. (Foto: Arquivo da SECOM)