Samu Caruaru participa de capacitação de Condução de Veículos de Emergência


Condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru estão participando do Curso de Condução de Veículos de Emergência, que está acontecendo em Gravatá. A capacitação vem ocorrendo nos dias 27, 29 e 31 de julho e tem como objetivo desenvolver uma condução correta e segura para os motoristas do Samu.

O curso conta com aulas práticas e teórica, em dois módulos, e tem carga horária de 30 horas/aulas, sendo 10 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. Entre os temas abordados no primeiro módulo estão: Legislação de Trânsito Especifica para Veículos de Emergência; Função e Atribuição de Condutor Socorrista Portaria 2.048 Ministério da Saúde; Noções Básicas de Mecânica; Omissão de Socorro Código Penal Brasileiro; Direção clinica; Direção Defensiva; Direção Ofensiva; Técnica de Avanço de Semáforo; Atendimento Pré-hospitalar (APH); Suporte Básico de Vida (BLS); Modulação com Central de Regulação e Sinalização do Local de Ocorrência. Já no segundo módulo do curso, dedicado às aulas práticas, estão: Slalow Simples Frente e Ré; Slalow Longo em Velocidade; Frenagem de Emergência; Frenagem de Emergência com Mudança de Direção; Exercício de Reflexo e Mudança de Direção; Deslocamento em Velocidade – UTI/VIR; Formação de Comboio com Batedores e Deslocamento; Estacionamento em Evento de Múltiplas vitimas; Frenagem Pista molhada e terreno não pavimentado; Alameda T e Condução clínica.

De acordo com a portaria 2.048 de 2002, do Ministério da Saúde (MS), os condutores de ambulância devem ser submetidos à certificação periódica em técnicas de direção defensiva.

“Esse curso é de extrema importância para que os condutores possam desenvolver habilidades que vão prepará-los para lidar com as mais variadas situações no dia a dia”, disse o coordenador do Samu Caruaru, Pedro Henrique. (Foto: Divulgação)