Caruaru realiza 5ª Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose

Nos dias 8, 11 e 12 de agosto, a Prefeitura de Caruaru, realiza a 5ª Semana Municipal de Prevenção e Controle da Leishmaniose, que contará com ações de prevenção e controle à Leishmaniose, conforme Lei municipal 6.042 de 28 de maio de 2018.

Leishmaniose é uma zoonose, de evolução crônica e transmissão vetorial, que acomete seres humanos e animais (principalmente o cão doméstico). O objetivo das ações de combate da doença busca uma mobilização social que impacte na transmissão e controle da zoonose.

A programação inicia, nesta segunda-feira (8), com a palestra: “Quando pensar em Leishmaniose”, que será ministrada pela médica veterinária, Adjanna Leite, bem como com a palestra da também médica veterinária e sanitarista, Claudia Agra, que terá como tema: “Perfil Epidemiológico da Leishmaniose Visceral e fluxos de notificação de casos em Caruaru”. O evento acontece no auditório da Secretaria de Saúde de Caruaru, as 18h30, com inscrições através da Plataforma Digital do SUS.

No dia 11 será a vez do mutirão de castração, diagnóstico de LVC e ações de promoção à saúde para protetores de animais, na AME Animal, das 8h às 12h. A ação tem como público-alvo os cuidados e protetores de animais. Já no dia 12, das 8h às 12h, as ações acontecerão na Praça do bairro José Carlos de Oliveira. Serão ofertadas para a população: consulta veterinária, diagnóstico de LVC, ação de promoção a saúde para comunidade, além de ações de educação em saúde para prevenção da Leishmaniose. (Foto: PMC/Divulgação)