Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil nesta segunda-feira (22)

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (22), onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O órgão, que está em Portugal, será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

As informações sobre o transporte foram dadas pelo embaixador George Monteiro Prata e pelo chefe do cerimonial do Itamaraty, ministro Alan Coelho de Séllos, neste domingo (21), em Brasília. O coração virá na cabine de passageiros de um avião da FAB e três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro, acompanham a viagem.

Na segunda-feira, quando chegar ao país, o órgão será levado da Base Aérea de Brasília até a Praça dos Três Poderes "de modo silencioso", segundo o Ministério das Relações Exteriores. Depois, o coração ficará "em repouso", no Itamaraty, até ser exposto, com todas as honrarias.   No Palácio do Itamaraty, o coração ficará na sala Santiago Dantas, que é climatizada. Ele estará dentro de uma cripta.

No mesmo local, uma exposição, em forma de "linha do tempo", mostra a vida e o legado de Dom Pedro I. A mostra foi organizada pela Biblioteca Nacional com a colaboração do Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A Polícia Federal (PF) vai monitorar a segurança durante toda a permanência do órgão no país, além das Forças Armadas. No dia 8 de setembro o coração será levado de volta para Portugal.