Homem é surpreendido pela PRF enquanto extraia areia à margem da BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem extraindo areia à margem da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes/PE, sem autorização legal. A prática, aparentemente inofensiva, é tida como crime contra o patrimônio da União e ainda vem colocando em risco a segurança de quem trafega no trecho.

Após denúncia feita na central 191 da PRF, a equipe policial se deslocou até a BR, onde o homem foi localizado. Além dele, os PRFs encontraram o cavalo e a carroça dentro da “cratera” criada pela extração irregular da areia. O solo acabou cedendo com o peso da carga e do animal, que foi retirado sem ferimentos.

Aos policiais, o carroceiro confessou que há meses retira areia daquela área para vender na comunidade local. Além disso, ele informou que outras pessoas também fazem essa retirada irregular de areia na região, e conhecem se tratar de uma prática contra a lei.

A extração sem autorização de areia às margens de rodovias federais, além de atentar contra o patrimônio da União, pode ainda danificar o pavimento, como já foi observada a erosão no km 3 da BR-101 Sul, onde aconteceu o flagrante. Além disso, assim como aconteceu com o cavalo e a carroça, outros veículos e pessoas podem sofrer acidente.

O homem foi encaminhado para a Polícia Civil, onde será investigada a prática do crime contra o patrimônio pertencente à União de usurpação de bem ou matéria-prima, e do crime ambiental de executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização. (Fotos: PRF/Divulgação)