POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO LORONHA PARA COMBATER CRIMES AMBIENTAIS

A Polícia Federal em Pernambuco através de sua Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, deflagrou nesta quinta-feira (11), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Operação Loronha.

Estão sendo cumpridos 5 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão (sendo 3 em Fernando de Noronha e 2 em Recife/PE).

As investigações tiveram início esse ano após fiscalização ambiental realizada pela Polícia Federal e ICMBio, onde foram constatadas construções irregulares e corte de árvores em Área de Proteção Ambiental no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE.

As construções irregulares chamaram a atenção da Polícia Federal e dos órgãos de fiscalização, pois representam um avanço forçado de ocupação urbana em área de proteção ambiental, onde foram usados, para tanto, artifícios visando burlar o sistema de concessão das licenças e autorizações, inclusive, provendo o local com energia elétrica, utilizando extensões clandestinas desviadas de endereços onde a ocupação é permitida.

Os investigados responderão na medida de sua participação pela prática de delitos ambientais, entre outros crimes por causar dano direto ou indireto ao meio ambiente às Unidades de Conservação, cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão.