Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza entrega de produtos para os agricultores participantes do curso de Sistemas Agroflorestais

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Serta Pernambuco e Sebrae, realizou a aquisição e distribuição de produtos para as 42 famílias de agricultores participantes do curso de Sistemas Agroflorestais. Os produtos são: calcário, torta de mamona e pó de rocha, a mistura deles gera um adubo orgânico chamado de bokashi que possibilita melhores condições para a vida e desenvolvimento do solo na lavoura.

Ao todo, foram distribuídos mais de 2,6 mil quilos de calcário, sendo 75 quilos para cada produtor; 3,5 mil quilos de torta de mamona, 100 quilos para cada família e mais de 18 mil quilos de pó de rocha, sendo 525 kg distribuídos para cada um dos 42 participantes do curso.

O Secretário da SDR, Manoel Júnior, comenta que ainda será realizada uma oficina com intuito de  mostrar a cada agricultor o método de processamento desses produtos possibilitando melhorias para o plantio de cada produtor rural. “A parceria entre Prefeitura de Caruaru, Serta-PE e Sebrae, vem qualificando agricultores para trabalharem com Sistemas Agroflorestais. Pensando numa melhor qualidade de vida, garantindo o desenvolvimento sustentável, os participantes do curso receberão, também, uma oficina que ensinará o modo de processamento dos produtos que servem como adubo e que ajuda a trazer mais nutrientes para o solo de suas propriedades”, pontua.

O que é o Bokashi?

O bokashi é um adubo orgânico que é rico em nutrientes como: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, além dos micronutrientes. Ao contrário dos adubos químicos, ele fornece os nutrientes as plantas de forma gradual, branda e racional, pois a sua ação não se baseia no processo de osmose, mas, sim, através de microrganismos que se multiplicam onde o solo e as raízes das plantas se encontram (rizosfera).

A mistura pode ser aplicada imediatamente depois de estabilizada a temperatura, que é ocasionada pela ação dos micro-organismos anaeróbicos, terminado o processo de fermentação. Estando o bokashi com a umidade de 12%, pode ser ensacado e armazenado para ser utilizado na ocasião propícia. (Foto: Felipe Correia)