Bebê Prefeito recebe chave da cidade das mãos de Rodrigo Pinheiro

Nesta terça-feira (25), foi realizada, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), a diplomação do Bebê Prefeito de Caruaru. O título simbólico é conferido à primeira criança nascida às 00h do primeiro dia da Semana do Bebê, que teve início no último dia 23, na Maternidade Municipal. Essa é uma das estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF).

Para receber o título, a mamãe precisa ser natural de Caruaru e ter realizado, pelo menos, sete consultas de pré-natal. A entrega da chave e do título foi realizada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro.

O evento é  realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

O bebê que recebeu o título de prefeito foi o pequeno Daniel Lima Gomes, nascido às 10h57 do último domingo (23), com 3, 799 kg.  Daniel é filho Letícia Milena Silva, de 24 anos, que realizou todo pré-natal na UBS Centenário. Durante a gestação, Letícia foi acompanhada pelo Programa Criança Feliz. O programa foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018 e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. 

“Estamos comemorando a Semana do Bebê de uma maneira muito especial.  Este ano, na nova  Maternidade Municipal de Caruaru, com ações integradas em parceria com várias secretarias do governo com objetivo comum de investir na primeira infância, desde o pré-natal até após o nascimento do bebê”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias da UNICEF para assegurar à atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Além disso, a Semana do Bebê  conta ainda com o apoio das Secretarias de Saúde, de Política para Mulheres, de Educação, de Planejamento e Gestão e do Programa Criança Feliz.

A cada edição, que acontece anualmente, ocorrem discussões sobre temas como: mortalidade infantil; aleitamento materno; gravidez na adolescência; formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas; atividades lúdicas e culturais.

BrincaAR Livre

Entre as ações realizadas em alusão a Semana do Bebê está a entrega de um “panão”, tecido customizado, utilizado para incentivar o desenvolvimento das crianças e promover brincadeiras ao ar livre nas áreas abertas da cidade, como parques e praças.

O BrincAR Livre faz parte da Urban95, rede que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles, da qual o município faz parte. A entrega do panão foi realizada pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). (Fotos: Prefeitura/Divulgação)