Prefeitura de Caruaru realiza mais uma reunião do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes dos poderes públicos federal e estadual e demais entidades, realizou, nesta terça-feira (18), mais uma reunião do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança.

O encontro conduzido pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, e, na ocasião, foi apresentado o levantamento das Secretarias de Defesa Social (SDS) e da SECOP, sobre a redução de quase 32% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2021. Considerando o período entre janeiro e setembro, o ano de 2022 apresenta o melhor resultado de toda a série histórica.

Dentre os municípios do estado com mais de 100 mil habitantes (IBGE), Caruaru ocupou o primeiro lugar em redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). “Em 2022, estamos com o melhor registro trimestral na série histórica, esse resultado da redução da violência é reflexo do trabalho das forças de segurança, secretarias municipais, órgãos parceiros e sociedade civil", comentou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

“A importância das intervenções em novas obras pela cidade tem um impacto positivo e direto no combate a violência. Todo esse planejamento conjunto segue sendo muito valioso. Todos estão de parabéns, esses números mostram o sucesso do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Ainda durante o encontro, o Comandante da Guarda Municipal, Carmelo Chalegre, apresentou o balanço das ações da GM em 2022, sempre destacando as ações conjuntas com as polícias Militar, Civil e 1º Biesp. Na sequência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) foi destaque com o resumo das ações, por meio de explanação da secretária Dayse Silva.

A reunião foi encerrada com a apresentação das resoluções das demandas da Câmara Intersetorial de Prevenção e vídeo institucional destacando os novos equipamentos entregues para Guarda Municipal, lançamento do APP Caruaru Segura e funcionamento do Posto Avançado de Segurança. 

Sobre o Comitê – Consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com as polícias Militar e Civil, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Disque-denúncia, Biesp, Conselho, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito, Acic e outras entidades convidadas. (Fotos: Jorge Farias)