Profissionais do SAMU passam por treinamento em emergências obstétricas

De janeiro a outubro de 2022, mais 130 chamados foram realizados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), solicitando atendimento emergencial para pacientes, em sua maioria, mulheres em trabalho de parto eminente. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio do SAMU, da Maternidade Santa Dulce dos Pobres (MSDP) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu, nesta sexta-feira (28), uma capacitação, que teve como tema: Manejo Clínico em Emergências Obstétricas, ministrado pelos médicos Paulo Gustavo Serra Seca e Patrícia Araújo.

“O objetivo de realizar treinamentos dessa natureza é ofertar um atendimento qualificado e humanizado às gestantes do nosso município que necessitarem de intervenção do SAMU em qualquer uma das etapas da gestação”, explicou o coordenador do Samu, Pedro Henrique Gonçalves. 

Além desses casos, o Samu é chamado em situações de urgências/ emergências de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Como chamar o SAMU

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas. O paciente deve solicitar uma equipe pelo número 192. O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel. 

Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são direcionadas para o Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário. (Fotos: Prefeitura//Divulgação)