Caruaru é a primeira cidade do Brasil a certificar estudantes da EJA com qualificação profissional

A Prefeitura de Caruaru, por meio das Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), através do Senai-PE, entregou, na última sexta-feira (25), o certificado de qualificação profissional para mais de dois mil estudantes do programa Qualifica EJA, representados no evento por cerca de 500 estudantes.

A certificação é inédita no Brasil, pois a Capital do Agreste é a primeira a ofertar cursos de qualificação profissional atrelado ao Ensino Fundamental de jovens e adultos. Os alunos matriculados na rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de realizar os cursos dentro do horário de aula, para garantir a participação de todos nas instalações das escolas. 

A qualificação profissional para a EJA é o cumprimento do Plano Municipal de Educação de Caruaru mostrando que é possível garantir escolaridade com qualificação profissional durante o ensino fundamental.

“Os estudantes são as estrelas desta noite. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro está extremamente satisfeita em fazer parte de um projeto que deu certo e que vai entregar para a sociedades pessoas com uma qualificação profissional encaminhada para o mercado de trabalho. Estão todos de parabéns”, disse a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

As estudantes Janailza Eulália da Silva, da escola Manoel Limeira e concluinte do curso de boas práticas de manipulação de alimentos e bolo de rolo; e Maria das Dores da Silva, da escola Tereza Neuma e concluinte do curso de informática básica e bolo de rolo foram as escolhidas para subir ao palco do evento representando os estudantes para receberem os certificados. "Juntos sonhamos com nossas conquistas, nosso futuro. Gratidão é a palavra. Agradeço a todos os professores, ao prefeito Rodrigo Pinheiro, a secretária de Educação e ao Senai por transmitir e apoiar em nossas dificuldades entregando a gente uma nova oportunidade. Obrigada por nos mostrar que somos capazes", disse, emocionada, a estudante Maria das Dores.

O Qualifica EJA Caruaru é uma iniciativa que traz para a Educação de Jovens e Adultos cursos de qualificação profissional, com o objetivo de qualificar os estudantes caruaruenses para a entrada no mundo do trabalho, como também proporcionar aperfeiçoamento no ofício no qual os estudantes já exercem. O programa teve início em novembro de 2021 ofertando sete cursos em 29 unidades escolares da rede municipal.

"O Qualifica EJA é um programa que oferece várias opções de qualificação profissional a estudantes de Caruaru e parabenizamos a todos os formandos desta noite. Com ele, fortalecemos bastante a nossa educação e economia", destacou o secretário da Sedetec, Pedro Augusto. (Foto: Prefeitura de Caruaru/Divulgação)