Caruaru intensifica testagem para Covid-19

Com o aumento na procura por testes para detecção da Covid-19 em Caruaru, o Centro Municipal de Testagem (CTM), que funciona em uma sala do Centro de Saúde Ana Rodrigues, ampliou para a área externa da unidade um anexo com capacidade para comportar um maior número de pessoas. 

O espaço, que já funcionava durante a alta dos casos, conta com duas salas para coleta de material imunobiológico, onde são realizados os testes, além de uma área de espera.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem intervalos. Para realizar o teste é necessário comparecer ao local dentro do horário de funcionamento com documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Os exames realizados no local são do tipo ‘teste de antígeno’, que é um teste de diagnóstico rápido que detecta a presença ou ausência de um antígeno do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19 e o RT-PCR, cuja análise é realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen PE) e pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

“É importante lembrar que os testes também são realizados em todas as unidades básicas de saúde do município, de acordo com o cronograma de cada unidade. É só procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa, conferir os dias disponíveis para testagem e realizar o teste”, disse a gerente geral de Vigilancia em Saúde, Letícia Galvão.

Letícia falou ainda sobre a importância da testagem para detecção da doença. “A testagem é a nossa principal arma no monitoramento da situação epidemiológica do município. Aos primeiros sintomas gripais, a orientação é realizar o teste e o isolamento necessário”, concluiu. 

Protocolo de Isolamento Social

Positivo para COVID-19 e com sintomas: 

Isolamento de 7 dias + 24h sem sintomas.

Positivo para COVID-19 e sem sintomas:

Isolamento de 7 dias.

Negativo para COVID-19 e com sintomas:

Isolamento de 7 dias + 24h sem sintomas. (caso provável de Influenza)

Não há necessidade de realização de novo teste após cumprimento do isolamento. (Fotos: Jorge Farias)