Pernambuco vai aplicar 5ª dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos com mais de 80 anos

A Secretaria de Saúde de Pernambuco decidiu aplicar uma quinta dose (terceira dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 80 anos ou mais. Em Pernambuco, 264 mil pessoas estão nessa faixa etária, segundo a pasta.

O último levantamento técnico da secretaria apontou grande percentual de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19 nos leitos de terapia intensiva e enfermaria nas unidades de saúde em Pernambuco. 

"Considerando que os idosos acima de 80 anos sofrem com a imunossenescência, perda progressiva da imunidade associada ao avanço da idade, o que é um grande fator de risco para adoecimentos graves pela Covid-19, Pernambuco decide, neste momento, autorizar a aplicação de uma terceira dose de reforço nesta população, garantindo, assim, uma proteção mais robusta aos nossos idosos", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Os imunizantes utilizados para a quinta dose dos idosos serão da Pfizer/BioNTech, já acondicionados no Programa Estadual de Imunização. As vacinas destinadas a esse público serão enviadas para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) na próxima quarta-feira (23), onde ficarão disponíveis para retirada por parte dos municípios.