Prefeitura de Caruaru realiza exposição, enaltece a cultura negra e incentiva combate ao racismo

Abrindo a programação do mês da Consciência Negra, aconteceu, nesta segunda, 7, na nova sede da Fundação de Cultura, a inauguração da exposição "Arte por Consciência", que reúne telas de quartos artistas de Caruaru, retratando o reconhecimento e valorização da cultura negra.

A exposição apresenta o estilo de pintura livre que remete a cultura afro, sua história e seu legado para a construção dos dias atuais. "É um grande momento para nossa cidade, que traz uma programação, no mês inteiro, voltada para a cultura afro, o combate ao racismo e toda sua história cultural. O espaço estará aberto ao público para conhecimento e apreciação de todos da sociedade", afirmou o prefeito, Rodrigo Pinheiro.

De acordo com a curadora do projeto, Daniele Guerreiro, a exposição é a uma ótima oportunidade de mostrar a cidade o quanto a cultura negra tem grandes valores e como ela é importante e deve ser exaltada em nossa cidade.

As telas são dos artistas Hector Gully, Rafael Ratinho, Daniele Guerreiro e Zenilda Bezerra. A exposição é aberta ao público de forma gratuita e ficará disponível até o dia 30 deste mês, de segunda a sábado, das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 14h.

"Hoje, fica marcado mais um momento para a Fundação de Cultura e todos que fazem a gestão Rodrigo Pinheiro. Um espaço dedicado à cultura, sua valorização e, acima de tudo, sua arte, repassada pelas mãos destes grandes artistas de nossa cidade. Parabéns pelo talento de todos", pontuou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano.

A partir do dia 20, data oficial em que se comemora o Dia da Consciência Negra, uma vasta programação fará parte do calendário de novembro da cidade. Palestras, oficinas e muita música compõem este mês. "Pensamos em um calendário bem dinâmico, com muita diversidade e valorização desta cultura tão rica e forte para nossa história cultural. Que todos possam aproveitar e conhecer um pouco do legado afro", finalizou o vice-presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti. (Fotos: Elvis Edson)