Música, exposição, artistas locais e orquestras marcaram o início das comemorações dos 110 anos de Luiz Gonzaga, em Caruaru

Iniciando as comemorações dos 110 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, uma vasta programação foi montada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, que iniciou ontem, 12, com a Exposição Viva Gonzaga, no hall da Fundação e que retrata a vida e história de Luiz, por meio da arte do barro, fotografias e peças que fizeram parte de sua trajetória musical. A mostra cultural ficará aberta ao público até a próxima sexta-feira (16), das 8h às 17h, quando encerra a IV Semana Viva Gonzaga. 

Já nesta terça-feira (13), data oficial do aniversário do Rei e também comemorado o Dia do Forró, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga foi palco para o tradicional Café com Gonzaga, onde reuniu artistas locais, a Orquesta Safônica de Exu, terra natal de Gonzaga, a Orquestra do Maestro Mozart e público em geral. “Para nós, enquanto gestores da Fundação de Cultura, é sempre uma honra realizar este tipo de comemoração, ainda mais quando se fala em Luiz Gonzaga e tudo que ele representa. Reunir artistas, nomes da nossa cultura local, e até os de fora, é uma forma de demonstrar que a cultura nunca morre, ela permanece entre nós”, pontuou o vice-presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti 

O momento foi de muita alegria e nostalgia. Grandes sucessos de Luiz Gonzaga fizeram parte do repertório da manhã, com a participação de grandes nomes da cultura da cidade, como as cantoras Joana Angélica e Renilda Cardoso, o cantor e compositor, Onildo Almeida, entre outros.

“Planejar e viver momentos como este, nos faz lembrar o quão grande é falar de Luiz Gonzaga, quantas memórias nos trazem e como sua trajetória de vida é importante para o legado do nosso Nordeste, bem como Caruaru, que possui tantos elementos da cultura do Rei do Baião”, frisou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano.

A programação tem continuidade durante toda a semana, palestras, lançamento de livro e selo dos Correios fazem parte do cronograma de atividades em homenagem aos 110 de Luiz Gonzaga.

“Prestigiar a obra e trajetória deste Mestre, que é e sempre será o Rei do Baião, é evidenciar tudo que ele representa para nós. Ele sem dúvidas foi o nordestino do século e temos sempre que manter viva a história dele, resgatando cada vez mais a cultura”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. (Fotos: Jorge Farias)

Confira a programação dos próximos dias:

14/12 - Palestra com o compositor e Patrimônio Vivo de Caruaru, Onildo Almeida

Tema: Luiz Gonzaga o eterno Rei do Baião

Local: Hall da Fundação de Cultura

Horário: 19h30

15/12 - Lançamento do Selo dos Correios em homenagem ao Forró

Local: Hall da Fundação de Cultura

Horário: 19h

Lançamento do livro: Pernambuco em versos, conquistas e municípios. Autor: Luiz Ferreira

Local: Hall da Fundação de Cultura

Horário: 20h

16/12 - Palestra com o professor e pesquisador, José Urbano

Tema: Luiz Gonzaga, Cidadão de Caruaru

Local: Escola de Tempo Integral Rubem de Lima – Cidade Jardim

Horário: 14h30