Polícia Federal deflagra em todo país a "Operação Legal VI"

A Polícia Federal deflagra, nesta quinta-feira (1º), em todo o país, a Operação Segurança Legal VI, com o objetivo de realizar o combate a empresas clandestinas de segurança privada.

Cerca de 460 policiais federais fiscalizarão, nesta data, mais de 400 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros, para encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal. A Operação Segurança Legal ocorre desde 2017, em âmbito nacional. Nas ações anteriores, foram fiscalizadas 1.956 empresas e 663 empresas clandestinas tiveram suas atividades encerradas pela Polícia Federal.

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.

Em Pernambuco dentro da Operação Segurança Legal VI, a Delegacia de Segurança Privada-DELESP realizou 10 (dez) fiscalizações e registradas 8 (oito) ocorrência com a lavratura de (8) autos de encerramento de atividades de segurança privada no Pina (2), Jaboatão dos Guararapes (1), Iputinga (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Tabira (1), Cachoeirinha (2) e foram empregados 15 policiais federais. (Fotos: Polícia Federal/Divulgação)