Caruaru ganha frota própria de caminhões para entrega e distribuição da merenda escolar

“Uma data importante para celebrar, graças a todo o esforço das secretarias municipais", assim iniciou o evento, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Foi realizada, nesta quarta-feira (18), a entrega de seis caminhões refrigerados para distribuição da merenda escolar, veículos adquiridos com recursos próprios.

Na oportunidade foi lançado o chamamento público para empreendedores da agricultura familiar fornecerem gêneros alimentícios, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período do ano letivo de 2023. Uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Caruaru.

“Estamos próximos do retorno das aulas, a procura por vagas nas escolas municipais superaram nossas expectativas, serão mais de 50 mil alunos, será um novo ano letivo com muito carinho e dedicação de todos, e a alimentação com qualidade está no planejamento. Aumentamos o investimento de R$ 1.9 milhões para R$ 4.3 milhões, o recurso está garantido, essa responsabilidade é compartilhada dialogando. Os homens e mulheres produtores rurais terão essa contribuição de alimentar os estudantes”, afirmou entregando à população os veículos e destacando o PNAE, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O evento que foi realizado no Bloco C da Prefeitura, no bairro Pinheirópolis, contou com a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; da secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio; do secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Júnior; secretários municipais, vereadores, produtores e associações rurais. “Esses caminhões vão facilitar mais ainda nossa produção, garantindo rapidez e qualidade nos produtos oferecidos as escolas, estamos muito felizes com a gestão municipal, cada vez mais investindo na área rural”, enalteceu a produtora do Sítio Gruta Funda, do 2º Distrito, Rubiane Izabeli.

“Fizemos vários encontros para observar o melhor para nossos estudantes, sabemos que, muitas vezes, em casa eles não têm uma alimentação completa para suprir as necessidades, dessa forma, estamos trabalhando cada vez mais para melhorar a vida desses estudantes. Os caminhões vão facilitar muito a logística para a entrega das merendas, quero agradecer ao prefeito Rodrigo Pinheiro por entender sempre a necessidade da Educação", pontuou a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio.

O Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e a Prefeitura de Caruaru são responsáveis pela alimentação escolar e nutricional dos estudantes de todas etapas de educação básica pública. O Governo Federal repassa para os estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura dos 200 dias letivos, conforme a quantidade de alunos matriculados na rede. “Quero expressar meu sentimento de gratidão ao prefeito Rodrigo Pinheiro sobre os projetos de políticas públicas garantindo os avanços na agricultura familiar. A conquista no aumento do orçamento vai trazer melhorias na produção e manejo dos produtos, garantindo mais qualidade para a população”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Júnior.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado pela sociedade, por meio dos conselhos de alimentação escolar e também pelo FNDE, TCU, CGU e Ministério Público. O repasse deste programa é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao atendimento. (Fotos: Jorge Farias)