Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caruaru será reativado

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou nessa terça-feira (10), uma reunião para iniciar o processo de reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). Participaram do encontro representantes dos conselhos estadual e municipal.

O Conselho tem o dever de elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as metas traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades e articular a participação da sociedade civil.

O Conselho está desativado no município desde 2012 e suas ações são marcadas pelos princípios da democracia participativa, direito humano a alimentação adequada, soberania alimentar, intersetorialidade e o respeito a diversidade de identidades coletivas.

"A reativação do Conselho é muito importante, pois dessa maneira é possível ampliar as informações, efetivação e conhecimento das políticas públicas na área da segurança alimentar e nutricional. Por isso são primordiais a utilização de estratégias consistentes, como a mobilização da sociedade em favor do direito humano a alimentação adequada e saudável, garantindo assim o controle e a participação social” afirmou a gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da SDSDH, Priscila Azevedo. (Fotos: Felipe Correia)