Controladoria-Geral de Caruaru promove treinamento sobre Orçamento Público

Seguindo a sequência de treinamentos ofertados pela Controladoria-Geral do Município, foi realizado, na última semana, um curso sobre Orçamento Público, facilitado pelo secretário executivo da Controladoria, Pedro Costa Silva, em parceria com a gerente geral de Orçamento da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro. 

O treinamento abordou aspectos de construção do orçamento público, demonstrando a importância do conteúdo das peças orçamentárias PPA, LDO e LOA. Além disso, adentrou nos assuntos como a classificação de despesa estruturada em programas composto por ações, que podem ser do tipo projeto, atividade ou operação especial.

"O objetivo do treinamento é explicar aos nossos servidores sobre o funcionamento do orçamento público, identificar a finalidade de cada gasto, os bens e serviços que dele resultam e os locais em que serão alocados os recursos. Tudo isso, para oferecer um trabalho ainda melhor e transparente para a nossa população", explicou o secretário executivo da Controladoria de Caruaru, Pedro Costa Silva.

O enfoque maior do treinamento também foi na sequência de fases ou etapas que compõe o processo orçamentário, a saber: a elaboração da proposta, apreciação legislativa, execução, controle e avaliação. (Ascom/Prefeitura de Caruaru)