Caruaru inicia Volta às Aulas com entrega da maior creche do interior de Pernambuco

O início do Ano Letivo 2023 da Rede Municipal de Ensino de Caruaru foi marcado por muitas emoções. Cerca de 47 mil estudantes marcaram presença nas 114 escolas e 31 creches do município, nas áreas urbana e rural, que prepararam animados receptivos de boas-vindas e acolhimento para os alunos e pais.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, acompanhado da secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio, iniciaram a manhã junto aos estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Álvaro Lins, que foram recebidos com muita diversão e orientação pelos arte-educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC).

“Preparamos tudo com muito carinho para que os alunos se sintam parte deste espaço educacional. Meu desejo é que seja um ano de muita paz, de muito conhecimento e desenvoltura de todos estes estudantes. Pra mim, escola de verdade é quando tá assim, cheia de alunos dispostos a aprender”, disse a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio.

Marially Gomes Rocha é a mãe do pequeno Kauan, de 7 anos, que era só alegria no primeiro dia de aula. “Estou muito feliz por ter conseguido a vaga do meu filho aqui na ETI Álvaro Lins. Estudei aqui e hoje me realizo com o meu filho estudando aqui também. Está tudo muito divertido e organizado”, comentou.

Pela manhã também aconteceu a entrega da ampliação do CMEI Artista Plástica Luísa Cavalcanti Maciel, na Vila Andorinha, que conta com novo espaço de 1.079 m², sendo dois berçários (30 vagas), quatro salas infantis (80 vagas para 1 ano a 1 ano e 11meses), quatro salas infantis (80 vagas para 2 anos a 2 anos e 11meses), sala de atividade, sala de alimentação, sala de higienização, lactário, fraldário, playground e pátio coberto. A obra teve um investimento de R$ 1.753.599,15.

“Mais uma entrega da nossa gestão, agora a ampliação de um CMEI, na Vila Andorinha, dando a oportunidade para que as mães e os pais possam deixar suas crianças num local adequado, com estrutura e segurança. O CMEI Luísa Maciel é a nossa maior creche com 450 vagas e que vai ajudar a atender toda aquela região de Caruaru”, explicou o prefeito do município, Rodrigo Pinheiro.

Na parte da tarde, aconteceu a acolhida aos alunos da Escola Municipal Maria Félix de Lima, no Sítio Juá, com a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio; o secretário executivo de Desenvolvimento de Aprendizagem, Lúcio Farias; a secretária executiva de Planejamento e Gestão de Rede, Kathiane Lima; o secretário executivo de Obras, Elder Andrade e os profissionais da Seduc.

Na sequência, foi realizada a cerimônia de entrega da requalificação da Escola Municipal José Raimundo Sobrinho, localizada no Sítio Pitombeiras, 1º distrito de Caruaru, com a participação do prefeito Rodrigo Pinheiro. O valor investido na reforma e ampliação chegou a R$ 1.013.909,42, com fonte dos recursos sendo: FNDE 30% e 70% recursos próprios.

Trânsito mais seguro - A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) realizou, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, a campanha de “Volta às aulas”, com orientações para estudantes e pais, no propósito de um trânsito mais seguro.

Composta de arte-educadores, agentes de trânsito e servidores da Autarquia, as ações tiveram o objetivo de mostrar à criançada a importância de aprender desde cedo os cuidados com o trânsito. Foram distribuídos materiais educativos, a fim de incentivar os estudantes e pais a absorverem a temática de forma divertida.

“A ação visa despertar a paciência, responsabilidade e senso de cidadania no trânsito, bem como orientar sobre as regras de circulação, normas básicas de transporte, segurança e acessibilidade contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”,pontuou a gerente de Educação de Trânsito da AMTTC, Carol Melo. (Fotos: Felipe Correia)