Polícia Federal deflagra operação de combate a fraude previdenciária

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28), a "Operação Grife", para cumprimento de 5 Mandados de Prisão Preventiva, 24 Mandados de Busca e Apreensão, além de outras Medidas Cautelares Diversas da Prisão, nos municípios de Igarassu – (5 MPP-5 MBA), Recife – (3 MBA) - Águas Belas – (13 MBA) - Garanhuns – (2 MBA) - Campinas/SP – (1 MBA).

A investigação foi desenvolvida no âmbito da Delegacia da Polícia Federal em Caruaru/PE, com apoio do Ministério da Previdência Social, visando desarticular Organização Criminosa especializada na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários por meio dos chamados “idosos de aluguel”, que se apresentavam ao INSS, utilizando documentos falsos em nome de pessoas fictícias.

O prejuízo anual gerado pelos benefícios fraudulentos, já identificados, foi calculado em R$ 3.341.003,51, com estimativa de prejuízo evitado que supera o valor de trinta milhões de reais. Os envolvidos responderão pelos crimes de Organização, Estelionato majorado, Falsificação de documento público, Uso de documento falso e Lavagem de capitais cujas penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão em regime fechado. (Fotos: Polícia Federal/Divulgação)