Prefeitura de Caruaru realiza ações de Saúde durante o pré-carnaval multicultural

Para garantir um pré-carnaval com alegria e muita descontração, a Secretaria de Saúde de Caruaru montou, na Estação Ferroviária, um Posto de Saúde para primeiros atendimentos. O espaço tem estrutura de sala vermelha para estabilização de pacientes em situação clínica mais grave e sala de observação para atendimento menos graves e que necessitarão de medicação. O local conta ainda com equipamentos necessários para realização dos primeiros atendimentos, em casos de urgência a emergência, sendo eles: desfibrilador, respirador (ventilador mecânico), oximêtro, carro de parada, monitores, entre outros necessários para um atendimento de qualidade e eficiente. Além disso, as ambulâncias estarão de prontidão para caso seja necessário transferir algum paciente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com o tema: “Deu match? Pegue seu preservativo! Nesse Carnaval, só não vale brincar com a Saúde”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) estarão, na Estação, realizando a distribuição gratuita de preservativos, além de orientações através do abanador com a Mandala da Prevenção Combinada das IST's, Aids e Hepatites Virais.

O Posto de Vacinação Covid-19, localizado na Via Parque, no trecho do INSS, também funcionará durante o pré-carnaval. De segunda a sexta-feira, o horário de vacinação é das 8h às 16h e das 17h às 19h. No sábado (11), das 8h às 13h. Já na semana de Carnaval, do dia 18 ao dia 22, o local estará fechado. 

As equipes da Vigilância Sanitária também atuarão fiscalizando o comércio de alimentos. Durante todo o evento, Inspetores Sanitários realizarão a fiscalização do comércio de alimentos em todos os polos de animação. Serão fiscalizados o comércio ambulante, bem como estabelecimentos que estarão no perímetro da festividade. 

“O objetivo da ação é garantir que sejam ofertados alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. A população que verificar alguma irregularidade poderá denunciar pelo WhatsApp, através do número: (81)9 8384-3772”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Cecília Borba.