PRF e SAMU realizam transporte aéreo de coração de Caruaru até Recife

Um coração destinado a uma paciente que estava na fila de espera por um transplante foi conduzido de helicóptero, no domingo (26), entre as cidades de Caruaru, no Agreste, até Recife. O procedimento foi realizado de forma integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As equipes foram acionadas para realizar o transporte no domingo e às 17h35 saíram de um heliponto localizado na capital do Agreste. Em 35 minutos, a aeronave realizou o percurso, que levaria cerca de 2 horas por via terrestre e chegou ao campo do Derby, na área central do Recife.

Após o pouso, o coração foi transportado de ambulância e chegou preservado ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Todo o procedimento foi acompanhado por dois médicos, que garantiram a conservação do órgão até seu destino.

O coração era de um homem de 39 anos, que era doador de órgãos, e foi encaminhado para uma mulher, de 43 anos, que estava há dois meses na fila do transplante. (Fotos: PRF/Divulgação)