Priscila Krause prestigia a cultura popular no 31º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco

A tradição da cultura popular foi reverenciada pela governadora em exercício Priscila Krause, nesta segunda-feira (20). Na Casa da Rabeca e no Espaço Ilumiara, na Cidade Tabajara, em Olinda, Priscila assistiu às apresentações do 31º Encontro de Maracatus de Baque Solto, legado do saudoso Mestre Salustiano. O evento apoiado pelo Governo de Pernambuco e realizado pela Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, manifestação popular considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, contou ainda com apresentações de caboclinhos e cavalo marinho.

“Os maracatus, caboclinhos e todas as culturas são as nossas expressões mais genuínas. Precisamos que esse espaço esteja sempre em evidência e sendo projetado para todo o país e para o mundo. Mestre Salu e todos os seus descendentes merecem a nossa homenagem e o fomento do Estado para que a história siga para outras gerações”, ressaltou Priscila Krause. Até a Quarta-Feira de Cinzas (22/02), terão sido apoiados pelo Estado onze eventos em diversos municípios voltados para a valorização das manifestações culturais de Pernambuco. 

As homenagens deste ano foram para Dona Joanita da Cambinda Nova de Nazaré, Dona Prazeres do Leão das Cordilheiras de Glória do Goita, Seu José Rufino da Águia Misteriosa de Nazare, Seu Do Ramos do Pavão Misterioso de Upatininga e Mestre Reginaldo Silva. Ao todo, participam do evento 97 maracatus de baque solto de 22 cidades do Estado, em apresentações que ocorrem em Olinda e na cidade de Aliança.

"Esse é o fortalecimento da hereditariedade cultural. A Casa da Rabeca, a família Salustiano e a Ilumiara Zumbi, com o apoio das políticas públicas do Estado e da governadora Raquel Lyra, fortalecem a valorização dessas matrizes culturais”, destacou o secretário de Cultura Silvério Pessoa. Já o secretário estadual de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, destacou a variedade de expressões artísticas populares de Pernambuco. “As manifestações culturais de todo o Estado, da Mata Norte, da Mata Sul, da Região Metropolitana, prestam reverência ao Mestre Salustiano e à história que tem nesse local, que é um ponto de cultura permanente e atraem muitos turistas para Pernambuco”, frisou. 

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o deputado federal Pedro Campos; e a deputada estadual Rosa Amorim. (Fotos: Américo Nunes / Vice-governadoria)