A 7ª Conferência Distrital de Saúde de Fernando de Noronha aconteceu com representação de vários segmentos da ilha

A Administração de Fernando de Noronha realizou nos dias 21 e 22 de março, a 7ª Conferência Distrital de Saúde, com o tema “Defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, com a participação de convidados e da população. Antes do início do evento, aconteceu a eleição dos novos membros do Conselho para o biênio 2023/2025, que irão representar a população nas questões ligadas à saúde distrital.

O Conselho Distrital de Saúde de Fernando de Noronha (CDSFN) é composto por oito pessoas. Foram eleitos dois representantes dos trabalhadores (Maria Tereza Pinheiro e Moana Matias) e os suplentes Melquíades de Carvalho e Brenny Veríssimo, além de representantes da sociedade civil, através de entidades representativas da ilha (APN, ACITUR, GCD e ABATUR), e outros dois que serão indicados pela administração. A posse será realizada em agosto deste ano.

Para o atual presidente do conselho, Antônio Gomes, "a eleição foi bastante representativa, ao lado da sociedade civil, representada pelas entidades, e, no plenário, por representantes de todos os segmentos".

Após a eleição, houve a abertura da conferência, que, este ano, homenageou a dona Eunice Oliveira, ex-conselheira distrital, e seu falecido marido, Francisco Oliveira, ex-administrador adjunto,  conhecido como Chiquito. “Eu fiquei feliz por mim e muito mais pelo Chiquito, meu marido Francisco. Quando fui chamada, eu falei pra ele: 'eu preciso trabalhar para o povo, porque sempre se diz assim, trabalhar tem que ganhar, mas eu não vou atrás de ganhar, porque fazer é bem melhor do que receber'”, disse dona Eunice, emocionada.

O segundo dia começou com a mesa de abertura, composta pela gerente da 1ª Regional de Saúde de Pernambuco, Polyanna Christine; pelo assessor de Planejamento, Antônio Moura; pela superintendente de Saúde da Administração de Fernando de Noronha, Isabel Sobral, e pela especialista em Saúde Pública, Flávia Karina Wanderley, que deu uma palestra sobre "Controle Social e Governança no SUS".

“Nosso objetivo aqui é trazer instrumentos, ferramentas e conhecimentos para que todos exerçam bem o seu papel dentro do Conselho de Saúde de Fernando de Noronha, sempre pensando que a saúde é produzida com a colaboração de usuários, trabalhadores da área e a gestão do Sistema Único de Saúde", afirmou Flávia.

Durante o segundo dia, a população pôde participar de grupos de discussão, separados por temáticas, com o objetivo de avaliar e debater as políticas públicas relacionadas à saúde empregada no distrito. Para essa participação, a comunidade se inscreveu previamente, entre eles os que ficaram na condição de delegados (representantes de usuários e trabalhadores), que tiveram direito à voz e voto, e os observadores e convidados, que participaram colaborando com sua opinião, enriquecendo os debates. 

Cada grupo/eixo temático selecionou quatro propostas. Ao todo foram aprovadas pela plenária  15 propostas e estas serão apresentadas e debatidas  na Conferência Estadual de Saúde,  que acontecerá em maio, no Recife. Se algumas dessas propostas forem aprovadas na etapa estadual, vão ser levadas para a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, no mês de julho. Vale ressaltar que as propostas aprovadas na Conferência Estadual devem ser colocadas em prática como política pública de saúde do distrito em dois anos, a partir do plano plurianual do Governo de Pernambuco.

Parte das propostas estavam vinculadas à realidade da ilha, como ampliação do quadro profissional, implantação de um Núcleo de Saúde Mental, com estrutura similar ao Caps,  aquisição de ambulância 4X4 para o Samu e implantação de uma Farmácia Hospitalar. Alguns temas dizem respeito a anseios mais abrangentes, a exemplo da regularização da atividade do agente comunitário de saúde, reestruturação das equipes de saúde, entre outros.

A superintendente de Saúde de Noronha, Isabel Sobral, avaliou que a 7ª Conferência de Saúde de Fernando de Noronha foi super positiva. “Tivemos mais inscritos do que a gente esperava, mais mais de 100 pessoas, divididas por eixos temáticos. A eleição foi supertranquila. A conferência é uma grande oportunidade da população estar mais junto da gestão, propondo, construindo e pensando na melhoria do sistema de Saúde”, concluiu.