Caruaru representa 29,2% do PIB do Agreste

Em assembleia na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco no Agreste (FIEPE), foi exposta, à convidados do setor industrial de Pernambuco, a nova Política Industrial reformulada. O documento tem por objetivo buscar estimular a competitividade das indústrias do estado.

Originalmente, o documento foi elaborado em 2013 e reformulado durante o ano de 2022 e reúne melhorias para o ambiente de negócios. O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, falou sobre a expectativa da implementação da Política Industrial de Estado. “Dentre umas das muitas urgências que temos é estimular o ensino de base, com a abertura, inclusive, de mais uma escola de referência Sesi para ensino médio, com salas especializadas. É a partir da educação que projetamos um futuro melhor, um futuro de crescimento também no setor industrial”, destaca.

O artigo sofreu edições por conta das mudanças ocorridas no cenário econômico, político e tecnológico, tanto nacional como estadual. Com isso, a reformulação busca restaurar a confiança dos empresários pernambucanos em diferentes setores industriais.

Participando ativamente da roda de conversas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto, relatou a importância da união entre os órgãos reguladores e a iniciativa privada para a retomada da indústria no município. "Caruaru representa 29,2% do PIB do agreste pernambucano, de acordo com o IBGE, e emprega mais de 12 mil profissionais. A prefeitura tem o cuidado de ajudar da melhor forma possível empresários, pequenos, médio e de grande porte”, pontua.

O projeto elaborado pela FIEPE, em parceria com a Ceplan Consultoria, a Política é integrada a uma cultura de governança regida na transparência, integridade, responsabilidade e na participação de empresas e da sociedade civil, consistindo em um conjunto de iniciativas nos setores. A ideia é resgatar a eficiência econômica de Pernambuco, sobretudo, nesta transição de gestões.