Crianças e adolescentes atualizam caderneta vacinal em Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha, esta quinta-feira (30) é dia de atualização da caderneta vacinal para meninos e meninas com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação faz parte do cronograma anual de Vacinação Permanente nas Escolas Estaduais de Pernambuco, elaborado pela Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Educação.

Na ilha, a imunização está acontecendo na Escola Erem Arquipélago Fernando de Noronha, pela equipe da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos. Na ocasião, estão sendo disponibilizadas as vacinas de rotina e também contra a Covid-19 e HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano).

"A gente vai ter um calendário ao longo do ano, no qual uma vez por mês vamos estar aqui na escola fazendo a atualização da caderneta vacinal. No termo que foi entregue a todos os pais e responsáveis, a gente pede a autorização de todas as vacinas, como também a de HPV. Como o indicador da HPV está muito baixo, a procura está baixa, então a gente está reforçando a importância dessa vacina na faixa etária de meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas a gente aproveita também a oportunidade para visualizar se no cartão está faltando alguma outra dose de vacina para estar atualizando e deixando todo mundo com a caderneta atualizada", explica Janaína Rocha, enfermeira da USF Dois Irmãos.

A vacinação é a principal ferramenta para prevenção e controle de doenças imunoprevinientes, evitando casos graves, complicações diversas, hospitalizações e até mesmo o óbito. Arthur Pietro, de 11 anos, e seus pais têm essa consciência. Nesta quinta-feira, o estudante atualizou as doses de vacina contra a febre amarela e meningite e contou um pouco da sua experiência. "Ardeu um pouco, mas nada que se chore e se esperneie. Gostei de tomar a vacina, porque fico mais prevenido, é bom para a saúde".

De acordo com o calendário proposto, a próxima ação está prevista para o dia 29 de abril, podendo a data ser adequada de acordo com a programação da escola. (Foto: Ascom/Divulgação)