HRA é finalista em mostra que premia experiências exitosas da odontologia no SUS


Implantado desde 2014, o Serviço de Atendimento Odontológico de Pacientes Especiais (SAOPE) do Hospital Regional do Agreste (HRA), direcionado a pessoas com deficiência, é finalista na II Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS. A Mostra é promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e busca valorizar experiências bem-sucedidas, na área da odontologia, desenvolvidas nos municípios pernambucanos. O trabalho foi apresentado nessa segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife. 

Sob a coordenação da professora Maria Cristina Andrade, cirurgiã bucomaxilofacial e especialista em atendimento à pessoa com deficiência, o finalista é o trabalho intitulado de “Comunicação entre os serviços do SUS: perspectiva de humanização e resolutividade no atendimento odontológico sob anestesia geral à pessoa com deficiência”, que concorre a um prêmio de mil reais com outros dois trabalhos do estado.

“É muito importante esse reconhecimento a um trabalho que é feito com tanto cuidado e responsabilidade e que visa, essencialmente, humanizar e otimizar o atendimento às pessoas com deficiência, diminuindo tempo de translado, de espera e, também, o sofrimento do paciente e dos seus familiares”, pontua Maria Cristina, que também é a coordenadora de atendimentos a pessoas com deficiência sob anestesia geral do HRA.

Referência em todo o estado, o SAOPE é norteado por três pilares: comunicação entre os serviços do SUS, visando um atendimento humanizado e inclusivo; resolutividade, prezando pela agilidade dos atendimentos; e responsabilidade pela formação acadêmica, envolvendo alunos dos nono e décimo períodos do curso de odontologia.

Os atendimentos às pessoas com deficiência são feitos por demanda espontânea bem como por encaminhamento dos serviços de saúde dos municípios. O atendimento ambulatorial é sempre nas sextas-feiras, entre 7h30 e 9h. O atendimento em bloco cirúrgico é realizado toda sexta-feira a partir das 9h. O agendamento pode ser realizado, diariamente, pelo telefone (81) 3719-9389. (Fotos: Miva Filho)