Noronha celebra o Dia Internacional da Mulher com serviços de saúde e beleza para o público feminino

Comemorado mundialmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher acontece para relembrar a luta feminina no combate à desigualdade de gênero, ainda tão presente na sociedade. Para celebrar a data, criada oficialmente pela ONU em 1975, a Administração de Noronha vai oferecer amanhã, por meio das superintendências de Desenvolvimento Social e de Saúde, diversos serviços para as mulheres da ilha. As ações vão ocorrer no auditório da USF Dois Irmãos e no Canto Mãe Coruja, das 9h às 12h e das 14h às 16h, por ordem de chegada.

Sob o tema “Ninguém segura uma mulher segura”, as moradoras vão ter um dia inteiro para atividades de beleza, a exemplo de design de sobrancelha, escova e corte de cabelo, maquiagem e pintura de unhas, bem como serviços de saúde, entre eles, auriculoterapia (acupuntura na orelha) para tratar enxaqueca e ansiedade, aferição de pressão, avaliação nutricional e exame citopatológico preventivo, responsável por rastrear o câncer do colo do útero.

Além dessas ofertas, as noronhenses vão receber informações de serviços socioassistenciais, como orientação para políticas públicas de assistência social, de prevenção e combate à violação de direitos, de gênero, entre outras. A programação conta ainda com roda de conversa sobre a saúde da mulher e sorteio de brindes. 

Para a superintendente de Desenvolvimento Social, Nayara Leite, a data é importante para ressaltar cada vez mais a luta das mulheres por melhores condições na sociedade. “O evento traz como objetivo principal a valorização da mulher noronhense e mostra a importância que a Administração dá para esse público. O distrito reforça a necessidade de participação delas para darmos visibilidade nesse dia tão importante, além de levar momentos de lazer, de autocuidado e de informações para o desenvolvimento das mulheres na ilha”, disse. Essas ações contam com o apoio do Canto Mãe Coruja e de empresários locais.

Caminhada - No domingo (12) haverá também uma corrida e caminhada em homenagem ao Dia da Mulher, com largada às 7h, na Praça do Trinta. As inscrições podem ser realizadas de 6 a 10 de março, no Canto Mãe Coruja, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h. O percurso vai ser de 3km. O evento tem apoio da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, da Casa de Cidadania e Justiça e do Canto Mãe Coruja. A corrida presta um tributo a atleta e moradora da ilha, Regina Ventura, conhecida como Tia Regina, falecida em 2022, no Recife. Ela era mãe de outros dois reconhecidos atletas noronhenses: o corredor Ademir Ventura e o surfista Buday Santos. (Foto: Ascom)