Confira os números da primeira fase do Pernambucano 2023

Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Pernambucano 2023. Agora, apenas seis equipes continuam na disputa do título: Sport, Retrô, Náutico, Petrolina, Santa Cruz e Salgueiro.

Os números da primeira fase servem de referência para fase decisiva do Estadual. Com 78 jogos disputados até aqui, o equilíbrio foi frequente em boa parte dos embates.

Desses 78 jogos, 28 terminaram com vitória dos mandantes, 22 com vitória dos visitantes e 28 com igualdade no placar.

Nesta primeira fase, foram de 183 gols marcados, 94 por times jogando em casa e 89 por equipes que estavam jogando fora de casa. O que nos leva a uma média de 2,35 gols por jogo. E apenas 10 confrontos terminaram sem bola na rede. Os placares mais frequentes no campeonato foram 1 x 1, 1 x 0 e 2 x 0.

O melhor ataque da competição até aqui é do Sport: o Rubro-negro marcou 29 gols. Já as melhores defesas são de Porto e Retrô, ambas sofreram apenas 5 gols.

O melhor aproveitamento de uma equipe jogando sob seus domínios foi do Sport, que venceu todos os jogos como mandante. Já o Retrô teve o melhor rendimento jogando como visitante com 83,3% de aproveitamento.

Em termos de disciplina, as equipes que menos levaram cartão amarelo foram: Belo Jardim (23), Sport (24), Santa Cruz (25), Central (29) e Íbis (30). Já as que menos levaram cartão vermelho foram: Porto (0), Afogados (1), Santa Cruz (1), Sport (1). (Por: Site/FPF - Foto: Rafael Vieira)