HSE realiza ações de conscientização e prevenção à hipertensão arterial

Dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e para reforçar a importância do tema, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) está realizando várias ações para conscientizar seus pacientes e funcionários.

Aferição de pressão, jogos de memória, jogos de mito ou verdade, boliche e brindes, são algumas das novidades que o setor do Ambulatório em parceria com estudantes da Escola Técnica Irmã Dulce (EID), estarão promovendo durante toda a semana.

De acordo com a enfermeira do HSE, Anaely Ferreira, a hipertensão, hoje, tem índices altíssimos. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde possuem uma preocupação constante com isso. “A prevenção é o melhor remédio sempre. Essa semana estamos aqui para orientar os usuários do Sassepe para que façam atividade física, reduzam o sal e explicar o que de fato é a hipertensão”, explicou.

A ação chamou a atenção de beneficiários que aproveitaram a oportunidade para aferir a pressão e se informar melhor sobre cuidados com a saúde. É o caso de Maria do Carmo Florentino, 73 anos. Ela participou de todas as atividades e recebeu brindes da equipe. “Achei tudo aqui muito interessante. Não tenho problemas de hipertensão, no meu caso possuo pressão baixa, mas é sempre bom se informar e cuidar da saúde”, explicou.

O médico cardiologista do HSE, Frederico Ribeiro afirma que os hipertensos devem mudar hábitos de vida. “A mudança de hábitos é fundamental para um bom tratamento, como o controle do peso, padrão alimentar, redução do consumo de álcool e realizar atividades físicas. Se o paciente passar a trazer esses hábitos para o dia a dia, ele estará dando um grande passo para o controle de sua hipertensão e em muitos casos, pode evitar até o uso de medicamentos”, finalizou.

O cardiologista também afirmou que apenas o uso dos medicamentos não é o suficiente para um tratamento eficaz. “É importante salientar que apenas tomar os remédios não garante que o paciente irá se tratar de forma adequada. Tem que se atingir a meta de tratamento que é deixar a pressão nos números normais que seria 12/8. Uma pessoa que possui uma pressão igual ou acima de 14/9 de forma persistente, é considerada hipertensa. É muito comum as pessoas estarem tomando a medicação, mas não estarem medindo a pressão para ver se foi controlada”, finalizou.

Hipertensão - A hipertensão provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com mais força para que ele percorra todo o organismo e depois o receba de volta. A doença já atinge 35% da população brasileira, e é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco no Brasil. A doença pode atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos de forma silenciosa, dessa forma, 50% dos hipertensos no país ainda não sabem que possuem o problema. (Foto: Dayane Gomes)