Caruaru amplia vacinação da bivalente contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos

A partir deste sábado (13), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a vacinação com a dose de reforço da bivalente contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos. Para receber o imunizante será necessário respeitar o intervalo de quatro meses da dose dois ou do último reforço. Além desse público, permanece a vacinação com a bivalente para os grupos prioritários.

A bivalente estará disponível nos locais de vacinação habituais do município, sendo um deles, a Via Parque, que aos sábados passa a funcionar em novo horário (a partir deste dia 13.05), das 08h às 16h, e de segunda a sexta-feira, funciona das 8h às 16h e das 17h às 19h30. Os usuários também encontram a vacina nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma de cada unidade. Não é necessário agendamento, mas é preciso levar o cartão do SUS ou CPF e cartão de vacina.

A decisão vai de acordo com a nota técnica emitida no dia 25 de abril de 2023, pelo Ministério da Saúde, onde consta que os municípios deverão iniciar a vacinação para o público acima de 18 anos, de acordo com a quantidade do imunizante nos estoques de cada cidade. 

Grupos prioritários da campanha da bivalente

Imunossuprimidos a partir de 12 anos;

Idosos a partir de 60 anos;

Gestantes e puérperas até 45 dias;

Quilombolas;

Pessoas que vivem em instituições de longa permanência e funcionários;

Trabalhadores da saúde;

Indígenas;

Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

Adolescente em medidas socioeducativas;

Pessoas com comorbidades. (Foto: Jorge Farias)