Caruaru é o único selecionado de Pernambuco para projeto do Ministério da Saúde com Hospital Albert Einstein

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caruaru foi selecionado para participar do projeto “Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis”. A iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, visa avaliar a oferta da carteira de serviços do CTA, capacitar trabalhadores de saúde e gestores, além de organizar pontos de atenção, integrando ações de vigilância em saúde, prevenção, assistência e intervenções de base comunitária, no território adjacente.

No estado de Pernambuco o único CTA a participar do projeto é o de Caruaru, onde os critérios utilizados para a seleção foram:

. Porte populacional: acima de 50 mil habitantes;

. Capacidade instalada de atendimentos: maior ou igual a 30 atendimentos por dia;

. Estrutura física e RH: maior ou igual a três salas de atendimento e com enfermeiro;

. Atividades assistenciais do CTA: obrigatoriedade de oferta de testes para a detecção de HIV, hepatites virais e sífilis C.

De acordo com o secretário executivo da Rede de Atenção Especializada de Saúde de Caruaru, André Coimbra, o projeto está na fase das reuniões virtuais para conhecimento e alinhamentos.

 "Posteriormente, serão realizados encontros presenciais com a equipe do Hospital Albert Einstein e CTA Caruaru para elaboração do plano de ação da reestruturação e melhorias que serão implantadas para a ampliação da carteira de serviços do CTA, e assim proporcionar uma melhor estrutura para os usuários do serviço”, enfatizou. 

PROADI-SUS

Criado em 2009, o PROADI-SUS consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e instituições de excelência em saúde, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que disponibiliza recursos humanos, técnicos e financeiros para auxiliar no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria do SUS.

Por meio do PROADI-SUS, instituições de saúde de referência no País colaboram com o desenvolvimento de projetos estratégicos para o SUS, auxiliando na elaboração de políticas públicas, na formação de recursos humanos e na transferência de tecnologia e conhecimento.

Além disso, o programa também estimula a cooperação técnica entre instituições de saúde, promovendo a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor. (Foto: Ascom/Divulgação)