Compesa realiza manutenção preventiva no Sistema Jucazinho

Para garantir a estabilidade do Sistema Jucazinho durante o período junino, evitando serviços emergenciais durante os festejos, a Compesa programou uma paralisação do Tramo Sul da Adutora de Jucazinho para a  próxima segunda-feira (22). A parada, que se inicia as 06h da segunda, prossegue até as 21h da terça-feira (23), e para executar as ações planejadas será necessário suspender o fornecimento de água em localidades de seis cidades atendidas por este sistema.

As cidades de Cumaru, Passira, Bezerros e Riacho das Almas, o distrito de Ameixas (Cumaru) e a Vila Vitorino (Riacho das Almas) ficarão com o abastecimento suspenso durante os dois dias. Já em Toritama, a suspensão atingirá o abastecimento dos bairros Nova Toritama, Cohab e do Loteamento Nova Betel.

Em Caruaru, serão afetados os bairros Salgado, São João da Escócia, Cidade Jardim, Universitário, Luiz Gonzaga, Riachão, José Liberato, São José, Serranópolis, Cidade Agreste, Rendeiras, além da localidade de Lagoa do Algodão e das áreas que integram o 2º distrito. Essas localidades receberão água a partir da próxima quarta-feira (24), permanecendo até o dia 29.

A operação a ser realizada pela Compesa envolverá profissionais de diversas áreas a fim de realizar uma radiografia das unidades operacionais que compõem o Tramo Sul de Jucazinho. No período das atividades, um checklist será seguido para que medidas preventivas e corretivas possam ser executadas, garantindo assim, a melhoria do funcionamento do sistema e, também, para minimizar riscos de eventuais problemas que venham a comprometer a sua operação e, consequentemente, os festejos juninos.

Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Denis Mendes, os serviços envolvem inspeções nos sistemas eletromecânicos, registros, válvulas e nos conjuntos de bombas. Também será feita pesquisa por vazamento na Adutora de Jucazinho. “Todos os componentes que apresentarem algum risco operacional, adotaremos a imediata correção ou substituição de equipamentos. As nossas equipes também estarão preparadas, com toda a estrutura de profissionais, equipamentos e materiais para, em caso de identificação de vazamento, o serviço de reparo possa ser executado”, reforça o gerente.

RETORNO DO ABASTECIMENTO

Após a conclusão dos trabalhos, será retomada a operação do sistema e, após o período de bombeamento da água da barragem Jucazinho para o enchimento da adutora e reservatórios, será restabelecido o fornecimento de água para as áreas afetadas. Para verificação do abastecimento de cada localidade, a Compesa orienta a consulta ao site www.compesa.com.br, aba Calendário de Abastecimento ou o canal de atendimento 0800 081 0195.