Dia Nacional do Desporto Escolar: Caruaru promove Festival Municipal Esportivo

Neste 25 de maio, é celebrado pela primeira vez o Dia Nacional do Desporto Escolar. Aprovado pela Lei Federal 14.579/23, o objetivo é dar visibilidade à importância da atividade física no desenvolvimento das crianças e adolescentes. A data escolhida remete à criação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Além da contribuição para a saúde dos alunos, pesquisa do Instituto Península conduzida pelo Prof. Dr Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que a oferta de esportes na escola melhora o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos.

De acordo com a secretária de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), Aline Tibúrcio,“o Dia Nacional do Desporto Escolar é muito bem-vindo para reforçarmos o papel essencial da Educação Física na escola. Alunos em movimento aprendem mais e se relacionam melhor com seus colegas e professores.”

Pensando nisso, a Seduc, por meio da Gerência de Esportes, está promovendo, durante toda esta semana, no Ginásio Municipal Professor Erlandsen Rodrigues da Silva, o Festival Municipal Esportivo para estudantes do 1º ao 5º ano de 13 escolas municipais de Caruaru. “Nossa proposta é estimular os esportes desde as séries iniciais e despertar neles a vontade de conhecer mais sobre as modalidades e, quem sabe até, transformá-los em atletas no futuro”, explicou o consultor Esportivo da Prefeitura de Caruaru, Adson Leonel.

O Festival Municipal de Iniciação Esportiva tem como objetivo a Educação do Esporte de forma lúdica, inclusiva em uma perspectiva de estimulação do repertório motor das crianças através do esporte. Estão sendo vivenciados em forma de oficinas, em rodízio, passando por cada estação, possibilitando às crianças um conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal de cada esporte vivenciado . As modalidades que fazem parte do evento são atletismo, handebol, hóquei, futsal e judô.

Nessa quarta-feira (24), os estudantes que participaram do Festival receberam, ainda, a visita do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; da secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio; da secretária de Políticas para as Mulheres, Luana Marabuco e da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dayse Silva.

O evento conta com a parceria do Impulsiona, programa do Instituto Península Impulsiona, que promove o esporte como ferramenta de transformação nas escolas. O Impulsiona oferece formação para os professores de Educação Física na rede municipal de Caruaru, por meio do portal Trilhas da Educação Física. O objetivo é ampliar a oferta de esportes e fortalecer a Educação Física como disciplina essencial no desenvolvimento integral dos alunos. (Fotos: Ascom/Divulgação)