Governo do Estado celebra 10 anos da Arena de Pernambuco com evento especial

A Arena de Pernambuco, um dos principais equipamentos esportivos e turísticos do estado, completa 10 anos de existência no dia 22 de maio de 2023. Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Educação e Esportes, promove um evento especial, que contará com a presença da governadora Raquel Lyra, autoridades, convidados e imprensa.

A programação terá início às 13h, com a abertura dos portões. Às 14h, será realizada uma solenidade com a participação da governadora e dos secretários de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, de Educação, Ivaneide Dantas, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Em seguida, será apresentado o projeto do Centro de Formação Esportiva (CFE), uma iniciativa pioneira e inovadora que visa fomentar a prática de modalidades esportivas coletivas e individuais para crianças e adolescentes, oferecendo também educação, saúde e cidadania. É a primeira iniciativa dessa natureza em Pernambuco.

“São 10 anos da Arena de Pernambuco. Um equipamento comparável com os melhores estádios do primeiro mundo. O Governo do Estado tem se esforçado para que a Arena não seja apenas um palco de grandes espetáculos de futebol e grandes eventos, mas também um espaço com ocupação. Com uso para esportes de rendimento para a nossa juventude, nossos estudantes, e a compreensão desse equipamento multiuso como pertencente ao povo pernambucano”, disse Daniel Coelho.

“É uma alegria participar da festa em comemoração aos 10 anos da Arena Pernambuco. Nossa felicidade se torna ainda maior por anunciarmos o projeto do Centro de Formação Esportiva, iniciativa que vai transformar as realidades de crianças e jovens, promovendo, através da prática de esportes, a interação social e o cuidado com a saúde. A parceria com a Secretaria de Turismo nos proporciona a oportunidade de oferecermos um espaço extraordinário para os estudantes. Estamos no caminho certo: investindo nas crianças e jovens do nosso Estado e garantindo um futuro mais inclusivo e promissor para todos”, afirmou Ivaneide Dantas.

“Tenho certeza que o CFE vai fazer a diferença na vida desses alunos e alunas, que vão poder aprender, se divertir, se expressar e se preparar para o futuro através do esporte. O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, que estimula valores como disciplina, respeito, cooperação, superação e saúde”, declarou Eduardo Loyo.

Às 15h, será assinado o acordo de cooperação e haverá apresentações culturais e esportivas. Logo depois, será feito o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos da Arena e da placa de lançamento do CFE. O evento será encerrado com um coquetel e entrega de brindes para os convidados.

Além da solenidade, o evento também terá uma programação esportiva, com as finais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de futebol. A primeira partida será às 14h30. A segunda partida será às 16h30. Os jogos contarão com a presença de torcedores.

CFE

O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando também educação, saúde e cidadania. A iniciativa beneficiará 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais. Além disso, o CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos entre outros.

Além disso, também serão ofertadas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar. Uma das condições para participar do CFE é estar matriculado na escola regularmente, assegurando assim o desenvolvimento integral dos beneficiados. O projeto também buscará a aceitação e a participação da comunidade do entorno, estimulando a integração social e o fortalecimento dos vínculos comunitários. (Foto: Leo Motta/Setur-PE)