Em debate, Chapa 1 do Cremepe diz que tem maior independência e representatividade

Nesta segunda-feira (17), representando a Chapa 1, o médico urologista André Dubeux esteve em um debate promovido pela rádio Jornal, no Recife, para discutir, junto aos candidatos das demais chapas, os rumos do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) para os próximos cinco anos.

Na oportunidade, Dubeux reforçou que a Chapa 1 tem como prioridade as diversas representações de áreas médicas e a mistura de experientes e, também, novos conselheiros, resultando em 50% de renovação do Conselho. Isto é, uma renovação na dose certa.

“Além das diversas áreas da medicina sendo representadas, estamos com 50% de renovação do conselho, dez conselheiros com apenas um mandato, paridade de gênero e várias faixas etárias, médicos do interior do estado, além de professores e preceptores das principais faculdades e programas de residência”, reforçou Dubeux.

Em uns dos blocos, foi perguntado aos candidatos o que a chapa propõe sobre o número, cada vez maior, de escolas médicas em Pernambuco. Dubeux explicou que a autorização de novos cursos de medicina é realizada pelo MEC, mas que a chapa é contra a abertura de novos cursos. “O que nós defendemos é a prova seriada, isto é, no quarto período, no oitavo e no décimo segundo período para maior qualidade dos futuros médicos”, detalhou.

Nas considerações finais, Dubeux fez questão de reafirmar sobre a independência da Chapa 1. “Somos uma chapa plural e vamos fazer um conselho cada vez mais forte. Queremos dizer aos colegas médicos e médicas que não temos nenhum viés político-partidário e nenhuma ligação umbilical com o Sindicato dos Médicos. O que nós defendemos é a ética, e a ética não tem lado“, finalizou. 

André Dubeux esteve acompanhado dos colegas, que fazem parte dos 40 médicos da Chapa 1, Maurício Matos, Helena Carneiro Leão e Maria do Carmo Godoy. As eleições do Cremepe acontecem nos dias 14 e 15 de agosto, de forma on-line.