Polícia Civil prende funcionário do padre Airton Freire que estava foragido

Um dos funcionários do padre Airton Freire foi preso, nesta quinta-feira (27), em Garanhuns. O homem é investigado pelos crimes de estupros. Landelino Rodrigues da Costa Filho de 34 anos, era responsável por fazer filmagens das missas e eventos da Fundação Terra.

Landelino e Jailson Leonardo da Silva, que também é procurado pela polícia, atuavam como motorista e segurança, os dois são funcionários antigos e de confiança do padre.

O homem foi preso na casa de familiares e após os procedimentos será apresentado em audiência de custódia realizada pela comarca de Arcoverde.

A defesa de Landelino Rodrigues, em nota afirmou que os fatos serão "devidamente esclarecidos" durante o processo. "O investigado sempre respeitou as normas e leis que regem o país e possui uma conduta íntegra", completou.

Um outro motorista do padre foi indiciado por falso testemunho, mas ainda não há um mandado de prisão contra ele, por isso a polícia não divulgou seu nome. O sacerdote segue internado desde domingo no Real Hospital Português, no Recife, após ter dado entrada em um hospital de Arcoverde com quadro de crise hipertensiva. A defesa dele nega as acusações.

Ministério Público oferece denúncia 

O Ministério Público de Pernambuco informou que ofereceu denúncias à Justiça nos dois inquéritos concluídos sobre crimes sexuais praticados pelo Padre Airton Freire e funcionários, na Fundação Terra. Há cinco investigações abertas sobre estupros e outros crimes, de acordo com a Polícia Civil. Uma delas, que foi concluída, é o da personal stylist Silvia Tavares, que levou o caso a público em maio.