Água do Rio São Francisco chega à cidade de Caruaru pela primeira vez

A água transportada pela Adutora do Agreste, do Rio São Francisco, percorreu 51 km da cidade de Belo Jardim até Caruaru e chegou, pela primeira vez, à Estação de Tratamento de Água do bairro Petrópolis. 

A chegada da água bruta da Transposição do Rio São Francisco foi muito comemorada pelos técnicos da Compesa neste domingo (10).  É mais uma etapa vencida da fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, que contará com 796 km de extensão quando a 1ª Etapa for concluída. Nesta fase que está em testes, serão beneficiadas oito cidades do Agreste.

O novo trecho destinado à captação de água do Ramal do Agreste, entre os municípios de Arcoverde e Pesqueira, vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas, de oito cidades – Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. 

“Esperamos, em breve, fazer a entrega desta etapa da Adutora do Agreste, mas sem perder de vista os testes de outras duas grandes obras que beneficiarão o Agreste, falo das adutoras de Serro Azul e do Alto Capibaribe, cujas águas começam a chegar na casa da população ainda no primeiro semestre de 2024”, afirma Alex Campos, presidente da Compesa.

De acordo com a companhia, após a conclusão dessa fase, em que são beneficiadas oito cidades, as intervenções da Adutora do Agreste continuarão até a finalização da 1 ª Etapa, empreendimento que absorverá R$ 2 bilhões, garantindo 2 mil litros de água por segundo para 23 cidades do Agreste e Sertão. “Já atingimos 79% da conclusão da obra e estamos a caminho da sua finalização, após uma década de execução”, completa  Alex.