Secretaria de Saúde de Caruaru promoveu ação alusiva ao Janeiro Branco no Marco Zero

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da coordenação de Saúde Mental e apoio da rede de atenção psicossocial (RAPS), promoveu uma ação alusiva ao Janeiro Branco, no Marco Zero da cidade. Com o objetivo de chamar a atenção da população para o cuidado com a saúde mental, na perspectiva de erradicar o preconceito e a discriminação contra pessoas em sofrimento psíquico, os organizadores trabalharam o tema “Saúde Mental enquanto há tempo”, com a oferta de serviços.

O evento aconteceu durante toda a manhã, e, na oportunidade, foram ofertados os serviços de acolhimento psicológico breve - a fim de orientar e divulgar os serviços oferecidos pela Saúde Mental do município, além de práticas integrativas de auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia, orientação de cuidados à saúde, distribuição de preservativos externos e internos, distribuição de panfletos explicativos sobre saúde mental, entre outros. Psicólogos do AME Infantojuvenil também estiveram presentes, colaborando com a ação.

“A abordagem foi muito enriquecedora, pois houve o interesse dos passantes de conhecer o trabalho desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial e de como o acesso ao atendimento em psicologia se dá no município. Pudemos fazer um acolhimento breve e uma escuta qualificada às pessoas que trouxeram queixas psicológicas suas e de familiares em situação de adoecimento psiquiátrico e ainda realizar alguns encaminhamentos para os nossos serviços da rede pública de saúde”. destacou a coordenadora de Saude Mental da SMS, Gislane Oliveira.

Em Caruaru, o tratamento de saúde mental pelo município é oferecido na Unidade de Atenção Psicossocial - UAP (que fica no Complexo Jacqueline) e no Centro de Atenção Psicossoal – CAPS. O acesso é pela Rede de Atenção Básica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Para áreas descobertas de UBS’s, o agendamento para o médico de Saúde da Família (que vai fazer o encaminhamento) é pelo 0800 281 7080. (Fotos: Ascom/Divulgação)