Caravana da Saúde e Cidadania é realizada no Bairro Sol Poente, em Caruaru

Foi realizada, neste sábado (23), mais uma Caravana da Saúde e Cidadania, em Caruaru. A ação desempenhada de modo intersetorial pela Prefeitura de Caruaru levou serviços essenciais para os moradores do Bairro Sol Poente, Zona Oeste da cidade. Apesar do projeto ser gerenciado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), as demais secretarias municipais estiveram envolvidas. A TV Asa Branca também entrou como parceira nesta ação. 

“Hoje contamos com a grande participação da população aqui no Bairro Sol Poente, trazendo serviços para mais próximo dos moradores com atendimento médico, agentes de endemias fazendo o combate das arboviroses, vacinação humana e animal, ultrassonografia, castração de animais, além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos, Cadatro Único, Procon, URB, entre muitos outros”, enfatizou o secretário de Saúde, George Veloso.

A estrutura montada na Rua Rubens Florêncio de Moura (ao lado da Parque Linear Pinheirão), concentrou diversos serviços de saúde e cidadania, com mais de 2 mil atendimentos realizados. Só pela Saúde, foram 1.857 atendimentos, entre eles, 15 consultas médicas, 14 atendimentos odontológicos, Farmamóvel com 48 pacientes atendidos (2.780 medicamentos dispensados), além da oferta de práticas integrativas (85 atendimentos de auriculoterapia e ventosaterapia), vacinação humana (96), vacinação antirrábica animal (75 cães e 51 gatos), distribuição de 2.778 preservativos internos e externos. Também entram nos números da Saúde as ações das equipes de campo de controle das arboviroses, que fizeram visitação em 790 imóveis do bairro, e da equipe de controle de roedores, com 89 imóveis visitados. O AME Animal também participou da ação, realizando 38 atendimentos de consultas veterinárias e 22 castrações de felinos. 

Foram oferecidos também 175 atendimentos pela SDSDH, com o CADÚnico, o Sistema de Benefícios (SIBEC), emissão do RG e da Carteira do Idoso, além de orientação para Tarifa Social. Outras secretarias também estiveram envolvidas, como a SPM, com o Balcão de Acolhimento à Mulher (serviços psicossociais e jurídicos), informações sobre os programas Profissionaliza + Mulher e Pró-Emprego; a URB, com orientações para regularização de imóveis; a AMTTC com emissão de credenciais de estacionamento para idosos e PCD’s; o Procon Caruaru tirando dúvidas da população quanto à regularização financeira, registrando reclamações, promovendo conciliações, o Programa Ceaca Alimenta, com distribuição de porções de frutas para degustação, entre muitos outros serviços ofertados pelas secretarias parceiras.

“A comunidade compareceu em peso para ter acesso aos serviços da prefeitura e a gente fica feliz em poder trazer todos eles de forma acessível e rápida, para que a população se sinta acolhida pela prefeitura”, pontuou a secretária da SDSDH, Dayse Silva. Foi o caso da moradora Fabiana Maria da Silva, que procurou a caravana para colocar a saúde em dia, e também aproveitar outros serviços ofertados. “É a primeira vez que eu estou participando, eu já fiz de tudo. Cheguei cedo, fiz ventosa, auriculo, peguei a ficha para o dentista, aferição de pressão, tudo o que eu tinha direito. Eu amei aqui, foi excelente”, citou Fabiana.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, também esteve presente na caravana, acompanhando de perto o atendimento da população. “A gente continua andando pela cidade e zona rural, dessa vez aqui no Bairro Sol Poente, Parque Pinheirão, trazendo serviços de Saúde e assistência social, entre outros que compõem a gestão municipal. Quando esses serviços chegam, a gente traz com eles todas as secretarias, deixando a Prefeitura mais próxima da população e os atendimentos que não são resolvidos na hora, são encaminhados para que sejam resolvidos o mais rápido possível”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro. (Fotos: Felipe Correia / Secom / PMC)