Prefeito Rodrigo Pinheiro fortalece ações voltadas para primeira infância com as Cirandas Formativas

O prefeito Rodrigo Pinheiro, juntamente com a Rede Urban 95, realizou a abertura das Cirandas Formativas, na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Seduc, no bairro Petrópolis. Este foi o primeiro dos seis encontros, que serão realizados, ao longo do ano, pela iniciativa com o objetivo de discutir e implementar ações que possibilitem o fortalecimento da primeira infância, na Capital do Agreste. 

Durante o evento, a articuladora da Rede Urban 95, Taís Herig, ministrou a palestra “Políticas Públicas para Primeira Infância: responsabilidade de todos”, destacando a importância das Cirandas Formativas para gama local de gestantes, bebês e crianças de até seis anos. “Elas são uma estratégia de engajamento e capilarização da pauta da primeira infância entre as secretarias municipais, sendo destinada a gestores e equipes envolvidas com a temática”. 

Também presente na abertura, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a atenção redobrada por parte da Prefeitura de Caruaru em prol da primeira infância. “Atualmente, Caruaru dispõe de uma verdadeira rede de atuação, incluindo a Prefeitura com as suas secretarias, a Rede Urban 95, a Câmara de Vereadores, Conselhos Tutelares e demais instituições, de acolhimento e investimento em relação às crianças caruaruenses, que compõem a primeira infância da cidade. Hoje, com a abertura das Cirandas, estamos dando um passo mais para fortalecermos ainda mais as ações voltadas para essa gama”.   

Esta é mais uma ação decorrente de uma construção da política pública municipal voltada à primeira infância que vem ocorrendo em Caruaru, desde 2017 e que se intensificou a partir de 2020, com o ingresso do município, na Rede Urban95 Brasil. Desde então, já foram criados o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Caruaru (Lei 6.994, de 03 de abril de 2023); o programa de Primeira Infância de Caruaru (PRINC) (Decreto 054, de 01 de agosto de 2023); e o Comitê das Crianças (Decreto 066, de 31 de agosto de 2023).

Na Capital do Agreste, participam das Cirandas, representantes das secretarias municipais que compõem o programa de Primeira Infância de Caruaru (PRINC), sendo elas: de Educação e Esportes, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Saúde, de Políticas para Mulheres, de Planejamento e Gestão, de Serviços Públicos e Sustentabilidade, de Desenvolvimento Rural, de Infraestrutura Urbana e Obras, além da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru, da Fundação de Cultura de Caruaru e da Autarquia de Meio Ambiente.