Caravana da Saúde e Cidadania é realizada no povoado de Riacho Doce, em Caruaru

Foi realizada, nesta sexta (26), mais uma Caravana da Saúde e Cidadania, em Caruaru, na rota do São João na Roça. A ação gerenciada pela Secretaria de Saúde do município (SMS), desempenhada de modo intersetorial pela Prefeitura de Caruaru, levou serviços essenciais para os moradores do povoado de Riacho Doce, zona rural do município. A ação envolveu também as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que, nesta edição, tem levado serviços de saúde e cidadania para comunidades rurais.

“Mais uma vez estamos trazendo essa ação de saúde e cidadania para a zona rural, preparando essa população para receber os forrozeiros que vêm visitar as localidades do São João na Roça. Hoje, especificamente, em Riacho Doce, que não vai ter a festa, mas é vizinha à Cachoeira Seca e Itaúna, que irão receber o festejo, e aqui estamos atendendo a um pedido do prefeito Rodrigo Pinheiro, de que esse povoado fosse contemplado e aqui estamos com essas ações integradas”, destacou o secretário de Saúde, George Veloso.

A estrutura montada de frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Riacho Doce, concentrou diversos serviços de saúde e cidadania, como os atendimentos do Programa Saúde em Dia com o Farmamóvel, saúde bucal, vacinação humana, práticas integrativas (ventosaterapia, auriculoterapia), aferição de pressão, testagem e aconselhamento de IST’s; distribuição de peixes larvófagos (para o combate ao mosquito da dengue em reservatórios de água); vacinação antirrábica animal; consulta veterinária e agendamento para castração de cães e gatos, com o AME Animal; Balcão de Acolhimento à Mulher, informações sobre o programas Profissionaliza + Mulher e o Pró-Emprego; Cadastro no CADÚnico, consulta no Sistema de Benefícios (SIBEC), emissão da Carteira do Idoso, RG, orientações para Tarifa Social, entre outros. 

Foi a oportunidade que a agricultora Rosimery Maria da Silva precisava para acelerar a consulta médica que estava aguardando. “Eu vim para o médico, que eu estou com uma dor na minha perna, peguei peixinho para colocar na cisterna por causa da dengue e vim passar também na parte da ventosa. Achei muito bom. Teve vacinação para gato e cachorro também. Eu não esperava”, declarou. 

“O lazer é importante, mas junto ao lazer, com esse olhar do nosso gestor voltado para as famílias, das necessidades, de fazer com que as pessoas se sintam acolhidas, cuidadas e as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Saúde, de Políticas para Mulheres, numa forma integrada estamos atendendo a população. O que é sempre um prazer estar aqui, acompanhar as ações e as equipes, para que, de fato, a população se sinta acolhida e cuidada por nosso município”, destacou a secretária da SDSDH, Katiuska Lopes. (Fotos: Jorge Farias)