Herbert Lucena e convidados animaram Vila Peladas no aniversário de Caruaru

O aniversário de Caruaru, 18 de maio, contou com um show de cultura nordestina com muito coco, forró, rojão e até ciranda, quando o premiado cantor, compositor e produtor cultural Herbert Lucena subiu ao palco do São João na Roça, na Vila Peladas. Com um repertório repleto de canções imortalizadas de mestres como Jacinto Silva, Luiz Gonzaga, Azulão e outros nomes importantes da música nordestina, Herbert recebeu convidados que levaram o público à total animação. 

Renilda Cardoso, Edu Pessoa, Nerilson Buscapé e Bubuska Valença fizeram parte do time que elevou ainda mais o espetáculo musical comandado por Herbert Lucena. A banda, composta por nove músicos, fez bonito nos arranjos entre cordas, metais e os teclados das sanfonas, sem falar no encantador back vocals com as afinadíssimas Isa Melo, Chris Nolasco e Verônica Sanfoneira, que também comanda uma das sanfonas da banda.

Para Herbert Lucena, o show desse sábado foi mais que especial, por vários motivos: além de tocar para a aniversariante do dia, Caruaru, a data relembra dois momentos marcantes na carreira do artista. “Estou fazendo 22 anos de carreira solo, exatamente hoje, dia 18 de maio, aniversário de Caruaru, e também 20 anos do meu primeiro álbum solo, que também foi lançado no dia 18 de maio”. Pontuou o músico.

 Sobre o cantor e compositor Herbert Lucena

Herbert Lucena iniciou sua carreira musical muito jovem como baterista em várias bandas. Sempre sentiu uma grande admiração pela parte rítmica das bandas de pífanos e esse sentimento o levou a introduzir esta formação percussiva em seu primeiro trabalho solo, o CD “Na pisada desse Coco”, lançado em 2004, e realizando diversos shows com a formação da Banda de Pífanos no palco. 

Produções

Em 2005 criou o selo Coreto Records onde produziu e lançou vários artistas da cultura popular brasileira, a exemplo dos CDs “Viola e Amigos”, do poeta e repentista Zé Vicente da Paraíba (2005); “Solte o Azulão”, do cantor Azulão (2006); “Desabafo de Artista”, do cantor Walmir Silva (2007); além do Grupo Mazuca de Agrestina (2008) – o primeiro do gênero lançado no Brasil, e que mereceu a indicação como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira (PMB), em 2009. 

Herbert também produziu e dirigiu o CD “A Revolução dos Pebas” (2008), do grupo pernambucano Fim de Feira, contemplado no PMB, em 2009, com o título de melhor grupo regional. Em 2011 lançou pela Coreto Records, nas versões LP e CD, o seu segundo trabalho solo: "Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo o que eu tenho pra vender". Com este trabalho, Herbert Lucena teve quatro indicações no 23º PMB em 2012, vencendo em três categorias, tornando-se um dos artistas mais premiados da grande noite da música, na concorrida cerimônia de entrega realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Prêmios

Herbert foi agraciado como Melhor Cantor Regional, Melhor Álbum Regional e Melhor Projeto Visual (designer Evandro Borel). Além do citado Prêmio da Música Brasileira, o mais importante do país, Herbert Lucena foi vencedor em vários festivais de músicas, entre eles: Festival de Música e Arte de Garanhuns 2009 (3º lugar – melhor música), Festival de Músicas do Cangaço 2010 e Prêmio da Música Pernambucana, em 2010 e 2015. Em maio de 2023, ganhou, juntamente com a cantora Mel Nascimento, o prêmio de melhor álbum de cultura popular no Prêmio da Música de Pernambuco, com o álbum "Sincopadamente Jacinto".

Carreira Internacional

Nos anos de 2007 e 2008 fez turnês internacionais em cidades da França (Alençon, Issoire, Gannat, Le Donjon, Vichy, Clermont-Ferrand, Puy-Guillaume, Echassieres, St-Yorre e Cusset), a convite da UNESCO e CIOFF, divulgando a cultura da Região Nordeste do Brasil. 

Composições

Como compositor, tem músicas gravadas por artistas brasileiros, entre os quais: Dominguinhos, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon, Irah Caldeira, Novinho da Paraíba, Azulão de Caruaru e Valdir Santos. Em 2022, lançou o CD “Sincopadamente Jacinto”, em parceria com a cantora alagoana Mel Nascimento. que ganhou o último prêmio. (Fotos: Ascom/Divulgação)