Desastres e cuidados com os animais é tema de live oferecido pela Defesa Civil do Estado

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sepdec), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Grupo de Resgate a Animais em Desastre (GRAD), realizará nesta sexta-feira (20), às 10h, através do Instagram da Sepdec, uma live com o tema “Desastres e cuidados com os animais”.

A Escola da Defesa Civil do Estado (EDC) abordará este assunto, uma vez que muitas pessoas que moram em área de riscos desconhecem o que fazer com os animais em momentos de desastres. “É importante divulgar informações sobre como se preparar para desastres, incluindo os cuidados com os animais, que também são vulneráveis nessas situações. Muitas famílias têm animais de estimação, e não podemos deixá-los desamparados em momentos de emergência. A população precisa saber da importância de ter um plano de evacuação que inclua os animais, montar um kit de emergência para eles e conhecer abrigos temporários que aceitem pets. Isso ajuda a reduzir riscos e sofrimento. Incluir os animais nas estratégias de resposta a desastres também mostra nosso compromisso com a proteção de todas as formas de vida”, afirmou a coordenadora da EDC, major BM Agilana Inojosa.

A divulgação sobre a preparação para os cuidados com os animais em situações de desastres é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar desses seres vulneráveis. Animais de estimação, de fazenda e silvestres podem ser gravemente afetados por eventos como inundações e incêndios em vegetação, e muitos tutores e responsáveis não estão cientes dos procedimentos adequados para protegê-los nessas situações. O assunto será tratado tanto para as fases de preparação e resposta a desastres, uma vez que os animais também precisam de todo o suporte necessário.

Segundo a médica veterinária e voluntária da GRAD no Estado, Dra. Jaqueline Souza, a ONG orienta a população quanto à importância dos bichos estarem vermifugados e vacinados, uma vez que na resposta a um desastre os mesmo precisarão interagir nos abrigos com outros animais e pessoas. “É importante, por exemplo, para quem tem gato de estimação, ter em casa uma caixa segura e apropriada para colocar ele na hora da evacuação, uma vez que ele pode fugir ou se assustar e causar ainda mais transtorno, podendo causar inclusive o óbito dele mesmo”, explicou.

A ação preventiva faz parte da programação das capacitações oferecidas pela EDC, que têm o objetivo de orientar tanto a população, como os agentes de Proteção e Defesa Civil municipais, visando sempre à segurança de todos os cidadãos do Estado em caso de desastres.