Polícia Civil está atuando com delegacias móveis e reforço nos plantões da Semana Santa 2025

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) reforçou as equipes para realizar atendimento à população pernambucana e turistas, durante a Operação Semana Santa 2025, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desde o dia 11 de abril, equipes da PCPE, formadas por delegados, agentes e escrivães, estão atuando nos principais polos de eventos da capital e do interior do Estado. Integrando o esquema especial de segurança preparado pela pasta de Defesa Social, a operativa da SDS conta com 636 lançamentos extraordinários durante todo o período da Operação, que se estende até o próximo domingo, dia 20 de abril. 

Na tradicional Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, a PCPE está presente por meio de uma Delegacia Móvel instalada na entrada principal do maior teatro ao ar livre do mundo, com profissionais a postos para o registro de Boletins de Ocorrência, de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) ou ainda para fornecer orientações aos visitantes, bem como prestar apoio às demais operativas nas dependências do teatro. A cada dia, o funcionamento ocorre das 15h até o término do espetáculo. Também está instalada uma delegacia fixa de plantão na vila de Fazenda Nova, que funciona 24 horas nos finais de semana e feriados, e no horário das 19h às 7h nos dias de semana. 

Em Gravatá, a Delegacia Móvel está instalada no pátio de eventos, enquanto a delegacia de plantão do município funciona 24 horas. “Na Capital do Agreste, a delegacia do município funciona 24 horas todos os dias, enquanto na chamada Parada Obrigatória, quando os turistas a caminho de Fazenda Nova fazem parada estratégica na feira de Caruaru, há uma equipe de policiais prestando atendimento ao público, numa estrutura montada na Associação dos Artesãos e Comerciantes da Feira de Artesanato de Caruaru, das 7h às 19h”, esclareceu a chefe da Unidade de Planejamento e Coordenação de Eventos (UNICEV) da PCPE, delegada Martha Virgínia. 

A Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, por sua vez, funciona 24 horas nos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, o horário é das 19h às 7h e, durante o dia, a delegacia do distrito realiza o atendimento. Para a Paixão de Cristo do Sítio Trindade, está funcionando uma estrutura de delegacia provisória no local, no horário do evento, das 17h à 0h, enquanto para a Paixão de Cristo do Recife, no Marco Zero, que seguirá até o dia 21 de abril, os procedimentos policiais acontecem na Delegacia da Rio Branco.

TECNOLOGIA E REFORÇO NO POLICIAMENTO - A Operação Semana Santa 2025 conta com investimentos de R$ 1.449.720,00 para o lançamento de 8.054 jornadas extras de profissionais, um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior, quando foram empregados 7.268 postos de trabalho. As ações estão ocorrendo nos principais destinos turísticos da capital e do interior, nas rodovias estaduais e praias de norte a sul de Pernambuco. As estratégias das forças de segurança incluem monitoramento, uso de tecnologia e reforço no policiamento. (Fotos: PCPE/Divulgação)