SDS reforça segurança da 25ª edição da Fenearte com mais de 1,3 mil lançamentos extras
Unindo arte e tradição, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina chegou à 25ª edição contando com um esquema especial de segurança. Para garantir a tranquilidade de milhares de pernambucanos e turistas que visitam a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, em Olinda, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está disponibilizando, desde a última quarta-feira (9), 1.342 lançamentos extras de postos de trabalho de servidores das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e demais setores do órgão, durante os 12 dias de evento.
Neste ano, o investimento do Governo do Estado na segurança da Fenearte foi de aproximadamente R$ 240 mil. Até o dia 20 de julho, as forças policiais de Pernambuco estarão atuando de forma preventiva e ostensiva nas áreas interna e externa do evento, contando com apoio de tecnologias como drones, além das aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que realizam patrulhamento aéreo no entorno.
A Polícia Militar segue atuando no policiamento ostensivo a pé nas principais entradas do evento, nas paradas de ônibus próximas e nos arredores. Também está ocorrendo o emprego de guarnições e motocicletas, além do policiamento do Regimento de Polícia Montada (RPMon). Um posto de comando foi instalado no local, bem como uma Plataforma de Observação Elevada (POE).
Para reforçar ainda mais a ordem e a segurança da Fenearte, integrantes de diversos batalhões da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e do efetivo especializado da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) estão executando um trabalho conjunto. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), por sua vez, estão auxiliando o trânsito nos acessos de entrada e saída da feira.
A Polícia Civil montou uma Delegacia Móvel no local, enquanto o Corpo de Bombeiros está a postos para responder a possíveis demandas do evento e do entorno, como salvamento e atendimento pré-hospitalar, bem como atuar em caso de incêndio. Ações como o Programa Alerta Celular também serão executadas pelas equipes da SDS, que estarão fornecendo informações e auxiliando no cadastro dos aparelhos do público presente.
“A Fenearte é um evento grandioso e consolidado no calendário do Estado, que reúne muitos visitantes e expositores a cada edição. Por isso, realizamos um planejamento estratégico e estamos executando um trabalho integrado e articulado para a garantia da segurança dos 12 dias de feira, não apenas na área interna do Centro de Convenções, como também em todo o entorno e nas proximidades”, destacou a gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny.
Post a Comment