De paciente a nutricionista oncológica: Maria Albuquerque transforma sua luta contra o câncer em missão de vida

Após vencer o câncer de mama, profissional de Caruaru atua para ajudar outras mulheres a enfrentarem o tratamento com mais força, fé e alimentação saudável

Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, histórias como a de Maria Albuquerque, de Caruaru, mostram o poder da superação e da transformação através do conhecimento.

Diagnosticada com câncer de mama há alguns anos, Maria viveu de perto os desafios físicos e emocionais do tratamento. Foi nesse período que ela descobriu, na alimentação, uma aliada poderosa para enfrentar os efeitos colaterais, fortalecer o corpo e resgatar o bem-estar.

“Enquanto lutava contra a doença, percebi que a nutrição era uma ferramenta essencial para o cuidado integral. Decidi estudar e transformar minha dor em propósito”, conta Maria. Mesmo durante a quimioterapia, ela iniciou a graduação em Nutrição e, hoje, já formada, se especializa em Nutrição Oncológica, área que une ciência e sensibilidade para oferecer mais qualidade de vida a quem enfrenta o câncer.

Recentemente, Maria participou do CINO – Congresso Internacional de Nutrição Oncológica, em Salvador (BA), um dos maiores eventos do país na área, e voltou repleta de novos aprendizados. “O congresso foi puro aprendizado e inspiração, cada palestra me trouxe novos olhares para o cuidado nutricional ao paciente oncológico e à ciência”, destaca.

A profissional explica que o papel do nutricionista oncológico vai muito além da dieta. “No pré-tratamento, o foco é preparar o organismo; durante o tratamento, amenizar os sintomas e preservar o peso corporal; e no pós-tratamento, restaurar a vitalidade. Dois fatores muito importantes são a manutenção da massa muscular e a minimização dos efeitos colaterais de todo o tratamento. Cada etapa pede um olhar específico”, detalha.

Mais do que uma nova profissão, Maria encontrou uma missão. “Hoje, meu objetivo é acolher e orientar pacientes oncológicos para que enfrentem essa fase com leveza, sabedoria e esperança.”

E uma frase que Maria sempre costuma dizer, e que resume sua jornada com profundidade, é: "Ao descobrir um câncer, vá. Vá com você, vá com medo, vá com fé... só siga. A nutrição não me curou, a nutrição me salvou."